O ensino EAD tem se difundido cada vez mais no Brasil. Mesmo com todas as vantagens desse tipo de curso, ainda surgem muitas dúvidas sobre o assunto. O Centro Universitário Avantis – UniAvan, instituição com EAD nota máxima no MEC, sabe quais detalhes fazem a diferença em um ensino de excelência e também entende as principais questões sobre a modalidade. Pensando nisso, preparamos um texto com temas que você precisa saber caso esteja considerando investir em um curso a distância.
1. O diploma do ensino EAD tem a mesma validade que o do presencial?
Saber se o diploma fornecido pelo ensino EAD é tão válido quanto o do ensino presencial é uma das maiores dúvidas de quem busca mais informações sobre a modalidade. A resposta é sim, ambos os diplomas têm a mesma validade.
Não podemos esquecer, é claro, que a instituição de ensino deve ter o curso validado pelo MEC, mas isso também vale para os dois casos. Por isso, antes de escolher a instituição onde você vai fazer o curso, é preciso checar esse tipo de informação.
2. EAD tem prova?
Os cursos EAD aplicam provas como os cursos presenciais. Existem regras estabelecidas pelo MEC que exigem que qualquer tipo de curso, desde a educação básica até o ensino superior, submeta todos os alunos a exames periódicos, para que a evolução possa ser acompanhada de perto, bem como o conhecimento que foi absorvido.
Cada instituição de ensino define uma média para seus cursos. O aluno deve, então, atingi-la para que seja aprovado e receba o diploma de formação.
3. Quem pode fazer um curso EAD?
Se você deseja apostar em um curso de graduação EAD, seja ele bacharel, licenciatura ou tecnólogo, o único pré-requisito é que tenha um diploma de formação do ensino médio, já que esses são considerados cursos superiores. Será preciso apresentá-lo no ato da matrícula.
Caso seu objetivo seja fazer um curso técnico, não há restrições.
4. O curso a distância é mais fácil que o presencial?
A impressão de que as pessoas têm de que o ensino EAD é mais fácil do que o presencial é um dos maiores mitos sobre o tema. Na verdade, ambos contam com a mesma dificuldade, o mesmo conteúdo e a mesma cobrança.
As provas são do mesmo nível, é preciso ter frequência suficiente (caso alguma disciplina tenha aula presencial), notas mínimas, participação nas aulas etc. O aluno terá que se dedicar igualmente, mas a diferença é que pode estudar quando e onde quiser, sem a obrigação de frequentar a instituição de ensino todos os dias para participar das aulas.
5. Quem faz curso EAD sofre discriminação na hora de procurar emprego?
A primeira coisa que você deve saber sobre o ensino EAD é que não há essa especificação no diploma ao final do curso. Isso significa que não haverá discriminação na hora de procurar emprego, porque seu curso terá a mesma validade do presencial, como já citamos acima.
Isso vale independentemente do uso que fará do diploma, desde concursos públicos, até empregos em grandes empresas.
6. Posso fazer transferência de um curso presencial para um EAD?
Da mesma forma que é possível fazer uma transferência entre instituições de ensino com cursos presenciais, você também pode se transferir para um curso EAD e vice-versa. Não há nenhuma restrição quanto a isso; será preciso, apenas, seguir as regras e procedimentos específicos de cada instituição. Pode ser necessário fazer uma prova, análise de boletim, redação, entre outros.
7. Preciso frequentar alguma aula presencial no ensino EAD?
Será preciso frequentar algumas aulas presenciais, mesmo estando em um ensino EAD. Geralmente não são muitos, mas há alguns momentos em que será preciso encontrar a sua turma e seus professores, como para estágios supervisionados, aulas em laboratórios, orientações, entre outros.
Agora que você já sabe tudo sobre o ensino EAD e seus maiores mitos e verdades, que tal conhecer os cursos oferecidos pela UniAvan? Nosso EAD Premium conta com diversas graduações para que você escolha aquela que mais se encaixa em seus desejos profissionais, disponibilidade e recursos.
Para saber ainda mais, confira o nosso blog, onde postamos novidades todas as semanas.