Saber como fazer um resumo é fundamental para quem está estudando para processos seletivos tanto quanto saber como fazer uma redação dissertativa. Até o estudante mais dedicado pode sentir dificuldade em aprender algumas matérias, e é então que entra o resumo. Veja dicas que vão facilitar sua aprendizagem!
Por que e como fazer um resumo para prova
A grande quantidade de conteúdos para estudar para processos seletivos exige concentração e organização. Fazer um resumo é uma das etapas de um plano de estudos. Veja dicas para montar um que melhor funcione para seu perfil!
Enquanto estuda, faça anotações dos pontos mais importantes
É interessante que você vá anotando enquanto estuda. Não deixe para ler toda a matéria e só depois escrever. Por isso, faça anotações do que está entendendo e se atente aos principais conceitos ensinados. Inicialmente, não se preocupe com a estrutura das notas, o objetivo aqui é apenas tirar o principal do conteúdo.
Explique a matéria em voz alta para você mesmo
Como na época da escola, a explicação de uma matéria com suas próprias palavras pode ajudar bastante na associação do conteúdo. Até mesmo porque, o conteúdo dos livros pode ser técnico ou complicado demais, por isso associar a informação e explicá-la com suas próprias palavras é uma boa pedida.
Isso vai fazer com que você organize melhor seus pensamentos e fixe melhor o conteúdo da matéria na cabeça. Você pode usar tanto trechos destacados no próprio material ou suas anotações, como apontado na dica anterior.
Use o método Cornell
Quem quer saber como fazer um resumo precisa conhecer o método criado pelo professor da Cornell University, Walter Pauk. Ele consiste nos seguintes passos:
- divida o papel em duas colunas. Uma será para anotações e outra para termos- chave;
- separe um espaço horizontal na parte de baixo da folha (se for um papel pautado, deixe cerca de 5 a 7 linhas para essa parte);
- na coluna 1 coloque dúvidas, termos complexos, fórmulas ou datas;
- na coluna 2 insira os termos- chave e tópicos da matéria;
- no espaço inferior você pode inserir dúvidas ou anotações bem sucintas sobre o assunto da matéria.
Faça o resumo como um mapa mental
O mapa mental é uma opção bem criativa para quem quer aprender como fazer um resumo. Ao contrário do método Cornell, ela oferece mais liberdade para o estudante explorar alternativas de estudo.
A técnica consiste em coletar as informações centrais da matéria e colocá-las no papel, mas não apenas com as palavras. O estudante pode usar desenhos, cores, esquemas, tabelas e símbolos — o que for necessário para deixar o resumo visualmente atrativo.
Gostou de saber como fazer um resumo de forma fácil e prática? Então aproveite e conheça Canais no YouTube Para Estudar Para o Processo Seletivo aqui no blog da UniAvan!