Com o objetivo de promover a saúde bucal da comunidade em situação de vulnerabilidade social, o curso de Odontologia desenvolveu o Projeto de Extensão Missão Sorrir. A intenção é oferecer atendimento odontológico para entidades da região, como ONGs, APAEs, asilos, creches e orfanatos. A cada semestre será selecionada uma instituição específica para ter atendimento três vezes ao mês.
O projeto é idealizado e coordenado pela professora Karen Corrêa de Oliveira junto com as acadêmicas do 9º período Lorrany Marques da Veiga Magro e Mariana Sottili da Fontoura. Os procedimentos odontológicos serão de caráter curativo, preventivo e educativo, sendo, portanto, procedimentos básicos realizados pelos estudantes de Odontologia sob supervisão dos professores. Os pacientes que necessitarem de procedimentos mais complexos, como próteses dentárias e cirurgias, serão encaminhados para atendimento convencional da Clínica Odontológica.
A professora Karen explica que os problemas odontológicos influenciam a autoestima e acarretam implicações biológicas, físicas, psicológicas e emocionais. Por isso esse projeto pretende facilitar o acesso e oferecer medidas preventivas e educativas através de um atendimento mais humanizado, acolhedor e estabelecer vínculos com os acadêmicos, como meio de motivar a inclusão social. “Esse projeto social em forma de extensão difere-se de outros programas curriculares, pois tem a intenção de envolver uma prática social aos alunos para intervir e promover a melhoria da realidade local”, destaca.
O projeto Missão Sorriso está com inscrições abertas para iniciar as primeiras atividades neste semestre, que terá a APAE como instituição atendida. Serão selecionados 16 acadêmicos a partir do 7º período para participar voluntariamente. O edital completo e a ficha de inscrição podem ser acessados aqui. A previsão é de começar os atendimentos no dia 14 de março.
Deixe um comentário