Pela primeira vez, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), sediou uma audiência do Juizado Especial Federal, do 3ª Vara Federal de Itajaí. Na quinta-feira, dia 10, os alunos das fases finais do curso de Direito acompanharam o desenrolar de três casos de Direito Previdenciário, julgados pelo juiz federal, Dr Érico Sanches Ferreira dos Santos.
Antes do início dos trabalhos, o juiz conversou com os acadêmicos, contando detalhes da atuação profissional na área e apresentando um breve resumo do que seria tratado na audiência. “Esta é uma experiência muito válida para os alunos que vão poder conhecer melhor o trabalho da Justiça Federal e vislumbrar esse possível novo horizonte na carreira deles. Além disso, estamos divulgando o nosso trabalho”, afirma.
Segundo o Dr Érico, o desejo é que a parceria com a Avantis tenha continuidade, dando seguimento a esse serviço em prol da sociedade. “Sabendo como é o ambiente de uma audiência, certamente os acadêmicos vão ter maior tranquilidade e segurança no dia em que eles tiverem na posição de advogado, juiz ou outro servidor da Justiça”, completa.
Para a coordenadora do curso de Direto, Magali Regina Fuck Negosek, esta é uma oportunidade ímpar para a formação profissional dos estudantes. “Estamos fazendo um trabalho pioneiro em Santa Catarina, aproximando a Faculdade da comunidade e do sistema judiciário. Essa parceria vem somar com a preparação diferenciada que ofertamos no curso de Direito, onde o aluno tem contato com casos reais desde o 9º período, conhecendo a realidade da sociedade e resolvendo conflitos da melhor forma possível”, comenta Magali.
A especialista também explica que casos de Direito Previdenciário podem ser divididos em três alicerces: saúde, assistência social e previdência. “Em todos esses casos, se não forem concedidos o direito administrativamente, são necessárias ações judiciais”, pontua a coordenadora
O procurador do INSS, Dr Juliano Scherner Rossi, defende que as primeiras experiências profissionais são fundamentais para o sucesso na carreira. “Na Faculdade nós, muitas vezes, temos algumas dificuldades em fazer a relação do que aprendemos com a prática. Essas experiências são fundamentais para entender como são as coisas no mundo real”, ressalta.
Deixe um comentário