Já pensou em construir um robô com poucos recursos, onde você pode programar diversos comandos nele e ainda participar de uma batalha? Pois foi esse o tema do encontro com os alunos do cursos de Sistemas de Informação, na noite de quarta-feira, dia 9. Os professores Rodrigo Cezario da Silva e Thiago Felski Pereira apresentaram um robô de baixo custo, programado a partir da Arduino, uma plataforma aberta e livre de prototipagem eletrônica.
O robô, que custou cerca de 120 reais, foi projetado com um mínimo de robótica possível, feito a partir de um conjunto de rodas, motores, um pote de sorvete e alguns sensores para poder automatizá-lo. Segundo Rodrigo, outros robôs custam na média de 1000 a 1600 reais. “Tínhamos em mente que a pessoa que fosse desenvolver um projeto como esse não precisasse ter noções de eletrônica. Além disso, você pode montar este tipo de estrutura até com material reciclado, como por exemplo impressoras e tablets antigos reaproveitados.”, afirma.
O professor também ressalta que a ideia foi montar uma estrutura que pudesse ser utilizada em uma batalha de robôs. “Você faz a programação desejada na memória dele e define os comandos. No caso da batalha, ele vai procurar e identificar o inimigo através de um sensor e aplicar força para empurrá-lo”, explica.
Rodrigo ainda salienta que a atividade é uma forma mais divertida de ilustrar o que é apresentado em sala de aula. “É motivador porque eles têm uma vivência mais prática da programação, uma vez que quando trabalhamos com software, o aluno não visualiza uma aplicação real do conteúdo” justifica.
Já o professor Thiago comenta que a dinâmica com robôs contribui de forma multidisciplinar para o aprendizado. “Você consegue integrar várias disciplinas em uma só. Dá pra ter uma visão de hardware, organização de computadores, engenharia de software, dentre outros” finaliza Thiago.
{gallery}Robotica{/gallery}
Deixe um comentário