O Customer Solution Manager da SAP, empresa alemã criadora de softwares de gestão, Alexandre Carmo, esteve nesta segunda-feira, 15, na Faculdade Avantis, onde falou sobre indústria 4.0, profissionais criativos e sobre a carreira em multinacionais aos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, Administração e Sistemas de Informação da instituição.
Carmo abriu falando sobre as mudanças da Indústria 4.0 e sobre as linhas de produção das fábricas, que estão cada vez mais automatizadas e, em breve, serão controladas por robôs. “Essas máquinas serão dotadas de sensores e conseguirão comunicar-se entre si, tornando o processo produtivo cada vez mais eficiente”, explica. O engenheiro deu exemplos aos acadêmicos, como o uso de um óculos que busca os produtos em estoque com base no código de barras e um supermercado inteligente.
Este segundo já é realidade nos Estados Unidos, onde o cliente chega, passa o celular na entrada e já é identificado, através de um aplicativo. Ele vai colocando no carrinho o que quer e tudo já é contabilizado. Não há filas, ele simplesmente sai do mercado com as compras e tudo é debitado do cartão dele. Segundo o engenheiro, isso deve chegar ao Brasil antes do que todos imaginam: em meados de 2018. “Essa quarta revolução apresenta a nanotecnologia, biotecnologia, cloud computing, BigData e IOT (RFID). Isso tudo torna possível a produção customizada. O cliente pede exatamente o que quer e é possível fazer. Pode cobrar um pouco mais caro, mas ele estará tão impressionado que vai pagar. Logo será possível chegar na loja e pedir exatamente o sapato que você quer, exatamente como você imaginou e ele ficará pronto em minutos”, explica.
O conceito de Indústria 4.0 ganhou força na Alemanha, país onde surgiu a SAP. A empresa é líder global de mercado em soluções de negócios colaborativos e multiempresas. O principal produto da SAP, que emprega mais de 80 mil pessoas, é o sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Para se ter uma ideia, 70% das transações do mundo utilizam a SAP como base. Empresas reconhecidas como Disney, BMW, Fórmula 1 e muitas outras fazem parte da lista de clientes que a empresa atende.
Alexandre ainda alertou os acadêmicos que não é mais possível parar na graduação. “Ela já não é mais suficiente, é preciso ir atrás de mais e mais. Além da técnica, é preciso ter noção de gestão, você precisa estar ligado em tudo o que acontece na empresa e também ser independente. Os grandes grupos e multinacionais já estão exigindo na hora da divulgação de vagas, candidatos que consigam trabalhar sem supervisão e sejam autônomos”, finaliza.
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