Durante a última semana, os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis vivenciaram o desafio de criar sugestões de melhorias para a Praia Central de Balneário Camboriú. A iniciativa faz parte do Ateliê Vertical, que visa propiciar a experiência da prática de trabalho coletivo e resultou em mais de 30 projetos. O melhor, segundo a avaliação dos professores, será apresentado à Prefeitura.
De acordo com a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Tatiani Passos, os grupos foram formados por um aluno de cada uma das 10 fases do curso. Com isso, o desafio tornou-se maior, pois os acadêmicos dominavam níveis diferentes de conhecimento e, mesmo assim, precisavam desenvolver a proposta junto.
O projeto teve como tema “Arquitetura de Borda: construindo uma nova cultura de frontalidade, com estímulo urbano sensorial”, a ser aplicado na orla de Praia de Central. A proposta, segundo o professor de Timóteo Schroeder, se deu em razão do alargamento da faixa de areia da praia. O desafio foi a criação de um equipamento urbano de cultura e lazer, devendo agregar em um único projeto, arquitetura de edificação, adequação urbana e projeto paisagístico.
Prática e cidadania
A iniciativa mobilizou todos os docentes e alunos do curso. Joana Bittencourt, que está no 7º período, afirmou que o Ateliê Vertical proporcionou uma prévia da profissão na prática e foi muito importante para integrar os acadêmicos. “Principalmente para quem está começando, pois eles têm uma noção de por onde começar e de como conceber uma ideia. Desde o conceito e até os porquês de determinado projeto”, avaliou. Débora Scapini, que está no 1º período, reforçou a fala da colega e disse ainda que o exercício serviu também para que ela reafirmasse o seu desejo de se tornar arquiteta. “Como estamos no começo e vem muita coisa pela frente, já gostei bastante de ver como é a profissão”.
Já a acadêmica Gabriela Duarte, do 5º período, frisou a imersão na comunidade que o projeto trouxe. “Essa parte de trazer uma proposta executável, que possa ser levada para frente, foi muito interessante, pois nos levou a buscar e se dedicar mais e a propor um projeto mais completo. A nossa orla é muito deficiente, falta realmente equipamentos de lazer que integrem a comunidade, e saber que o nosso esforço pode contribuir é muito estimulante”, conclui.
Comentário
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂