A Faculdade Avantis será a instituição articuladora para que Balneário Camboriú seja uma das cidades a aderir ao chamado Selo Social. A iniciativa, promovida pelo Instituto Abaçaí, mobiliza órgãos públicos, empresas e entidades da sociedade civil organizada a projetarem ações de impacto social nos municípios. Estes impactos devem acontecer por meio de iniciativas que contribuam, de alguma forma, para a melhora da qualidade de vida das pessoas, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na última semana, um encontro na sede da Avantis reuniu representantes de todos os três setores da sociedade, dentre eles a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe), Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Secretarias de Educação, Turismo, Desenvolvimento e Inclusão Social, além do Conselho do Meio Ambiente de Balneário.
Durante a reunião, foi criado o Conselho Gestor do Selo Social na cidade, que irá avaliar e validar as ações executadas pelos participantes do projeto. No próximo dia seis de maio, uma reunião devolutiva irá firmar oficialmente os convênios e apresentar os representantes de cada instituição.
O presidente do Instituto Abaçaí, Aureo Giunco Junior, explica que a organização irá fazer um diagnóstico local de Balneário Camboriú, “A partir dos dados apresentados, o Conselho irá estudar e definir, no mínimo, oito prioridades para a cidade”, afirma. “Cada participante pode escolher em qual área quer contribuir e o Conselho vai dizer o que é prioridade em cada setor”, completa.
Capacitação aos participantes
Paralelamente ao trabalho do Conselho, serão abertas inscrições on-line no site do Selo Social, direcionadas para empresas e entidades que desejam se inscrever no projeto gratuitamente. Durante todo o ano, representantes de cada instituição irão receber capacitações do Instituto Abaçaí, focadas no setor de atuação de cada uma. Os participantes vão conhecer melhor os 8 Jeitos de Mudar o Mundo e seus indicadores, como funciona o desenvolvimento social sustentável, a forma correta de elaborar um projeto e relatório social, além de técnicas de marketing social.
As organizações ainda terão uma fase de assessoria individual para desenvolver suas estratégias de ações junto à comunidade. “Podem participar do Selo Social qualquer organização de pessoa jurídica que possua CNPJ e tenha vontade em contribuir com a melhoria da qualidade de vida em Balneário, independente de ela já ter um projeto social ou não”, destaca Aureo.
Reconhecimento
Após o período de consultoria e desenvolvimento dos projetos, o Conselho irá validar a relevância e a eficiência de cada trabalho. “Durante todo o processo, o Conselho vai se preparando para validar os projetos. O certificado é dado a partir do resultado gerado” ressalta o presidente do Abaçaí. Depois da aprovação, empresas, órgãos públicos e ONG’s poderão ser certificados com o Selo Social do município, concedido pela Avantis e pelo Abaçaí, como forma de reconhecimento pela contribuição direta para o desenvolvimento social da cidade.
8 Jeitos de Mudar o Mundo
A Campanha dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi criada em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo como foco um pacto global para erradicar a pobreza, promover igualdade humana e a sustentabilidade ambiental. São eles:
1- Acabar com a fome e a miséria.
2- Educação básica de qualidade para todos.
3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher.
4- Reduzir a mortalidade infantil.
5- Melhorar a saúde das gestantes
6- Combater a Aids, a malária e outras doenças.
7- Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente.
8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Para mais informações sobre o Selo Social, acesse: http://www.selosocial.com.
Deixe um comentário