Durante esta semana, todos os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo estão reunidos para mais uma edição do Ateliê Vertical, uma atividade de nivelamento realizada semestralmente, que nesta edição integra os oito primeiros períodos da graduação. Divididos em grupos formados por estudantes de diferentes fases, o desafio desta vez é projetar um Centro de Informações Turísticas em Balneário Camboriú. O resultado será apresentado na sexta-feira, dia 30, e os melhores trabalhos serão premiados.
A coordenadora do curso, Tatiani Pires Passos, destaca que a intervenção visa suprir a necessidade do munícipio de Balneário Camboriú em atender a demanda turística internacional com serviços de apoio e recepção ao turista na modalidade rodoviária. “Dessa forma a intervenção estará orientada em duas escalas, uma destinada ao trânsito de veículos e ônibus de turismo e outra destinada ao pedestre, usuário final. Por isso os locais escolhidos para a intervenção possuem especial relação paisagística e de acessibilidade, que devem ser consideradas na atuação de quem projeta” explica Tatiani.
Os grupos puderam escolher entre projetar o Centro nos seguintes locais: Saída do Túnel do Boi no sentido sul-norte (Marginal da BR-101), Platô Interpraias (acesso ao bairro da Barra), acesso Itajaí-BC (Avenida do Estado) ou na Praça das Bandeiras também na Avenida dos Estados. O estudo deve levar em conta itens como elementos paisagísticos de orientação visual, comunicação visual de largo alcance, estacionamento de ônibus e veículos de passeio, acessibilidade ao pedestre, sanitários públicos e de funcionários, posto de informações turísticas, loja de conveniência turística e quiosque de alimentação.
Deixe um comentário