Os acadêmicos do 3º semestre do curso de Sistemas de Informação desenvolveram, em sala de aula, uma versão simples do jogo de corrida sucesso da Sony, Gran Turismo. O projeto foi realizado na disciplina de Programação II, sob orientação do professor Rodrigo Cezario da Silva, e reuniu o conteúdo aprendido durante todo o semestre, com o objetivo de mostrar a aplicação prática dos conceitos estudados.
Rodrigo argumenta que jogos eletrônicos são aliados eficientes do ensino, facilitando e tornando mais divertido e motivador o conteúdo trabalhado em sala de aula, além otimizar o aprendizado. “O desenvolvimento de um jogo é um elemento motivador para o aprendizado de uma linguagem de programação, onde normalmente os alunos desenvolvem código voltados a problemas baseados em matemática ou desenvolvimento de soluções de contexto comercial. A produção de um jogo simples permite ao acadêmico trabalhar amplamente todos os conceitos abordados nas disciplinas de programação e análise”, explica.
Ainda segundo o professor, uma atividade baseada na problemática de um jogo submete e estimula o estudante a desenvolver diversas habilidades. “Muitos dos que ingressam em um curso na área da computação simpatizam com jogos eletrônicos. Sendo assim, temos a oportunidade de mesclar diversão e educação”, comenta.
O acadêmico Jesiel Cunha aprovou a didática utilizada na aula. “A utilização de um jogo foi bem legal. Uma pena que não houve tempo de implementarmos o projeto por completo, mas já serviu como base para desenvolvermos projetos grandes”, destaca. “Foi muito bacana, pois como todos se envolveram com a lógica do jogo, discutimos sobre vários aspectos que foram passados ao longo do período, dentre eles agregação, polimorfismo e composição. Discutimos sobre como resolver tal problema, o que era viável ou não. Acredito que muitos conseguiram aprender mais sobre essas questões que foram apresentadas nesta matéria” complementa o aluno Juarez Silva.
Já o colega de classe William Reis Fernandes defende que o processo de criação do jogo é interessante e muito prático para exercitar a orientação ao objeto e o exercício de padrões. “Acredito que é muito vantajoso essa aplicação. Sou sincero em falar que prefiro a aplicação em plano real, como na criação de modelos exemplo ERP. Mas creio ser válida essa alternativa de puxar para o lado do jogo, tentando captar a atenção dos alunos, tendo em vista que os mesmos normalmente conhecem muito esse universo.”, opina.
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