O aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, Anderson Oseias de Oliveira Ramos, foi contemplado com uma bolsa do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, e irá cursar um ano de graduação na Universidade de Pisa, na Itália. O acadêmico foi selecionado após um processo seletivo que levou em conta a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma prova de conhecimentos do idioma italiano, entre outras exigências. Durante o período, ele terá todas as despesas com o curso e estadia custeadas pelo Governo.
Anderson explica que, além da boa nota no Enem, ele preencheu outros requisitos do edital, como ter concluído entre 20 e 80% da graduação e se destacar de alguma forma nos estudos: quando estava no primeiro período, um projeto dele venceu um prêmio de Arquitetura promovido por uma agência de Curitiba.
Segundo o estudante, a motivação de estudar na Itália veio para agregar um diferencial na formação, uma vez que, de acordo com ele, o país é referência em projetos que unem o antigo, moderno e contemporâneo. “Quero ter essa visão da escola europeia, onde a Arquitetura é muito voltada para o design e se entrelaça com a engenharia e arte”, afirma Anderson.
Além das disciplinas específicas, o futuro arquiteto irá cursar matérias da área de cinema e fotografia. “A ideia com essa experiência não é apenas convalidar disciplinas, mas principalmente dar um upgrade na formação, buscar esses diferenciais através de cursos distintos”, ressalta.
Ele embarca para a Itália no dia 12 de agosto. A Avantis acompanha todo o processo de seleção do aluno, validando as etapas até ele ser aprovado para o intercâmbio.
Deixe um comentário