Os alunos da disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, da licenciatura em Educação Física, e Desenvolvimento Motor, do bacharelado na área, desenvolveram uma atividade prática de avaliação do desenvolvimento motor de crianças, supervisionados pela professora Ana Paula dos Santos, que é doutoranda em Ciências do Movimento.
Divididos em grupos, os acadêmicos avaliaram as áreas da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal e a lateralidade de cada participante. O trabalho na licenciatura contou com a participação de 10 crianças, com idades entre três e nove anos, sendo uma delas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e outra com síndrome de Down. No bacharelado, o trabalho foi desenvolvido com cinco voluntários, na faixa etária entre os seis e 11 anos.
“O objetivo da prática é trazer aos alunos a ideia de que a utilização deste instrumento de avaliação oportunizará a eles, futuros professores, a criação de metas educacionais, bem como a identificação de componentes do desenvolvimento motor que necessitam de atenção especial”, explica Ana Paula.
Trabalho com a terceira Idade
Os alunos do curso de bacharelado também aprenderam sobre a utilização da Escala de Desenvolvimento Motor para a Terceira Idade (EMTI). Segundo Ana Paula, este método de avaliação é reconhecidamente testado e aprovado pelas principais Universidades e hospitais do Brasil, auxiliando na identificação de alterações neurológicas, comportamentais, físicas e motoras em idosos.
“Uma vez que Balneário Camboriú apresenta um elevado número de população de idosos, acredita-se que grande parte do público-alvo desses futuros profissionais serão da terceira idade. A utilização dessa ferramenta será de grande valia e poderá, também, ser aplicada em trabalhos com grupos especiais, dentre eles pessoas com Parkinson, Alzheimer ou que tiveram um AVC”, justifica a professora.
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