Junie Pétiote, que estuda Gastronomia, trabalhou em um restaurante estrelado pelo Guia Michelin.
A acadêmica do quarto período do curso de Gastronomia da UniAvan, Junie Pétiote, viveu o sonho de todo admirador da cozinha francesa: passar seis meses aprendendo sobre o assunto em um legítimo restaurante francês. Junie fez estágio no Hotel Restaurante Le Rive Gauche, que fica na cidade de Joigny, e por lá aprendeu o serviço à francesa; conheceu a variedade de vinhos do país onde a bebida está inserida no cotidiano; e trabalhou, principalmente, com as entradas das refeições e sobremesas.
Junie conta que a experiência foi tão intensa que, apesar do pouco tempo, conseguiu aprender muito e se preparar melhor para o mercado de trabalho. “A cozinha francesa é muito rica. O período que eu fiquei não seria suficiente para aprender tudo, mas com o pouco que eu sei hoje, me sinto mais preparada para o mercado, seja no Brasil ou fora”. Embora a culinária francesa seja bem diferente do que conhece da culinária brasileira, Junie diz que conseguiu se adaptar rapidamente a tudo. “São ingredientes diferentes, sabores diferentes e várias técnicas que trazem a particularidade de cada prato. No começo não foi fácil, pois com todas as diferenças, eu tive que me adaptar o mais rápido possível, mas graças a Deus, concluí com sucesso”, finaliza.
Junie, de 27 anos, é haitiana e recebeu bolsa integral da UniAvan pelo Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade. O programa foi criado em 2018 e contemplou 20 acadêmicos com bolsas de estudo nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Psicologia e Gastronomia. O reitor da UniAvan, Prof. Dr. André Gobbo, parabeniza a acadêmica. “Toda a minha admiração a Junie e aos nossos outros estudantes refugiados que, apesar das circunstâncias, não medem esforços para buscar conhecimento e se permitem ter a vida transformada pela educação. A experiência do intercâmbio, assim como toda a vida acadêmica, vão fazer da Junie uma profissional mais preparada e resiliente para enfrentar o mercado de trabalho. A UniAvan é grata por poder contribuir nesse processo”, conclui.
O estágio de Junie foi acompanhado e orientado pelo Núcleo de Internacionalização da UniAvan (NINTER). Desde 2021, a instituição tem investido em convênios internacionais. Hoje, a UniAvan é parceira das seguintes universidades: Must University (Estados Unidos – programas de mestrado americano); Universidade Egas Moniz (Portugal – referência no ensino em saúde); Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal – programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado); e um programa pela Jurisnova, da Nova School Of Law (Portugal – para o curso de Direito). Ainda em 2022, pretende-se fechar mais quatro convênios com países do Mercosul e da Europa para as seguintes áreas: ciências aeronáuticas, engenharia civil, arquitetura e cursos tecnólogos. Em 2023, a instituição tem a intenção de oferecer, também, a dupla titulação.