Chegou a hora de tirar os seus planos do papel! Sabe aquele sonho de ter o próprio negócio? Isso pode se tornar real, ainda que as condições atuais não sejam das mais perfeitas. Vamos te mostrar algumas dicas de como empreender com pouco dinheiro.
Você verá que existem algumas ideais para começar de forma simples, mas já com muitas perspectivas de crescimento e sucesso. Aproveite!
Afinal, quais são as dicas para empreender com pouco dinheiro?
O primeiro cuidado fundamental é pensar nos planos e na formalização do seu negócio. Nesse caso, você pode abrir um MEI (Micro Empreendedor Individual), um registro para pequenos empreendedores, como o próprio nome diz.
Isso, além de regularizar as suas atividades perante as leis brasileiras, ainda dá direito a benefícios, como auxílio-doença, licença-maternidade e outros. Mas, atenção: o MEI exige algumas regras de enquadramento, uma delas é o faturamento máximo de R$ 81 mil por ano.
Outro cuidado é fazer o seu plano de negócios, que nada mais é do que o conjunto de informações sobre o seu empreendimento. É preciso anotar o valor do investimento, público-alvo, recursos materiais e humanos, entre outros pontos.
Aliás, vale ressaltar que muita gente ignora o plano, mas sem isso, o investimento pode ficar comprometido.
Dito isso, vamos às outras dicas para empreender com pouco dinheiro:
Trabalhe de casa
Se possível, ofereça os seus serviços ou faça os seus produtos de casa. Afinal, só de não ter que alugar um estabelecimento, já poupa bastante dinheiro.
O melhor também é fazer as atividades sozinho ou, se puder, conte como apoio de um familiar ou amigo. Lembrando que, no caso do MEI, só pode ter um funcionário registrado.
Dê “asas” aos seus dons
O que você mais gosta de fazer? Muitas vezes, não percebemos, mas um hobby pode se tornar uma grande maneira de ganhar dinheiro. Deixe o seu dom aflorar ainda mais, procure algumas dicas gratuitas na internet para aprimorar e, enfim, coloque a mão na massa. Veja algumas possibilidades e mais dicas para empreender com pouco dinheiro:
- fazer bolos e doces;
- consertar pequenos eletrônicos (celular, computador e notebook);
- produzir brindes;
- fazer marmitas congeladas;
- dar aulas particulares pela internet;
- vender produção de textos e revisões;
- entre outras.
Mais uma dica: faça uma reserva de emergência. É claro que você não precisa começar guardando muito dinheiro, mas poupe, nem que seja um pouquinho, no início. Nunca se sabe o dia de amanhã, então, o melhor é estar preparado.
Gostou das dicas? Confira mais artigos sobre carreiras e sucesso profissional aqui no blog da UniAvan!