Abrir um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas. Contudo, muitos nem ao menos tiram a ideia do papel, geralmente por não saberem por onde começar ou por medo de arriscar. Para ajudar, separamos dicas valiosas de empreendedorismo para você finalmente iniciar sua jornada. Confira!
1. Pesquise o mercado
Antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo é importante fazer uma boa pesquisa de mercado. Você pode contratar um instituto de pesquisa ou tentar reunir o máximo de informações possíveis sobre o setor que irá ingressar e seus possíveis consumidores.
Vale ainda começar testando sua ideia e colhendo feedbacks com amigos e familiares para ter mais certeza de que seu plano é viável.
2. Entre no mundo do empreendedorismo
Feito isso, então é hora de dar o próximo passo e abrir sua empresa. Para isso, pesquise sobre:
regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real);
formatos jurídicos (MEI, EI, EIRELI, Sociedade Ltda e SA);
portes (Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Sem Enquadramento).
Assim você conseguirá determinar mais assertivamente qual será o modelo da sua empresa. Instituições como o Sebrae também podem te dar orientações e consultorias em relação a isso.
3. Investigue seu público
A pesquisa de mercado já vai ter te dado uma ideia de quem é seu público-alvo e o que ele procura, agora é hora de investigar mais a fundo seus possíveis clientes. Quanto mais você entender sobre ele, maiores as chances da sua carreira no empreendedorismo ser um sucesso.
4. Defina sua marca
Definir a marca vai muito além da determinação de nome e logo, também abrange o comportamento da empresa no mercado e como ela se posiciona nas redes sociais, por exemplo.
Visualizar sua marca como se fosse uma pessoa, criando uma personalidade com características humanas é de grande ajuda neste processo.
5. Determine sua localização
A localização da empresa é um dos pilares para o sucesso de um empreendimento. Você precisa estar presente onde seu público está, além de ser de fácil acesso para seus funcionários e levar em consideração a proximidade com os concorrentes.
Contudo, dependendo da sua ideia, uma excelente alternativa para tirar seu plano do papel de forma mais fácil é empreender na internet.
6. Monte seu plano de negócios
Por fim, você deve estruturar seu plano de negócios com base nas informações coletadas, pois ele será o guia do seu empreendimento. O documento deve responder às seguintes questões:
- qual a segmentação da empresa e quem são seus clientes?;
- quem são seus fornecedores e seus concorrentes?;
- qual seu plano operacional, ou seja, como a empresa funcionará?;
- quanto será necessário investir?;
- qual seu plano de marketing?;
- em quanto tempo você começará a ter retorno financeiros?;
- por quais possíveis cenários sua empresa passará e quais as soluções?;
- quais as metas da sua empresa a curto, médio e longo prazo?
Gostou das dicas de empreendedorismo que listamos para você? Aproveite também para conhecer opções de negócios para empreender.
Para mais artigos como este, acesse o blog da UniAvan!