Você está pensando em investir na vida de profissional freelancer? Antes de qualquer decisão, vale buscar todas as informações e, principalmente, desvendar mitos e verdades dessa forma de trabalho.
Será que freelar combina com o seu perfil? Como montar a sua carteira de clientes e ganhar dinheiro? Confira todas as respostas neste artigo!
O que é ser freelancer e como funciona?
Quem segue a vida como profissional freelancer não possui vínculo empregatício, ou seja, trabalha como autônomo. No dia a dia, a pessoa busca ou recebe propostas para desenvolver diferentes tarefas. Depois, é preciso analisar o escopo, quantidade de tarefas necessárias, além de definir um preço e data de entrega.
A liberdade e a independência são os grandes atrativos para os freelancers. Há sempre boas oportunidades de crescimento e sucesso.
Os principais mitos e verdade da vida de profissional freelancer
Quando o assunto é trabalho freelancer, muitos mitos e verdades vêm à tona. Veja só quais são os mais comuns:
”Freelancer trabalha menos”
Mito. O fato do profissional freelancer ter mais liberdade de horário, não significa que ele produza menos. Na verdade, a autogestão, muitas vezes, gera ainda mais atenção e cuidados.
”É possível freelar onde quiser”
Verdade. Um dos grandes benefícios da vida de profissional freelancer é poder trabalhar em casa ou até mesmo viajando, desde que você tenha materiais para isso, claro. Sem dúvidas, um fator que melhora a qualidade de vida.
”Não é preciso seguir regras”
Mito. Apesar de não representar uma instituição e de não ter chefe, o freelancer ainda precisa seguir regras quanto à produção das tarefas. Um redator, por exemplo, deve se adequar às normas do escopo, padrão de linguagem, fluxo de tarefas, etc.
”Dá para montar o próprio horário de trabalho”
Verdade. Desde que não comprometa a entrega das tarefas, claro, o freelancer pode criar os seus próprios horários de trabalho. Só vale o cuidado de não cair naquela ideia de que “já que estou em casa, vou produzir por longas horas seguidas”, afinal, o descanso é fundamental para a saúde.
Como conseguir trabalhos como freelancer?
Ter uma boa rede de contatos, ou seja, fazer o famoso networking é o primeiro passo para iniciar a vida de profissional freelancer. Com o passar do tempo e dos projetos, também é fundamental montar o seu portfólio, há várias ferramentas on-line que auxiliam nessa tarefa. Lembre-se, também, de sempre atualizar o seu currículo.
Gostou de saber como é ser um freelancer? Confira mais dicas sobre carreira e trabalho aqui no blog UniAvan!