Você já parou para refletir sobre como melhorar o currículo? Essa é uma pergunta muito importante. Afinal, o “documento” com seus dados e experiências profissionais serve como o seu cartão de visita. Então, é preciso reunir informações fundamentais em uma estrutura de texto clara e objetiva.
Neste artigo, separamos várias dicas não só para você montar um bom currículo, mas também para viver novas experiências profissionais! Veja!
Como melhorar o currículo? Coloque todas as suas novas experiências
Atualização é a palavra-chave para melhorar o currículo. Sendo assim, adicione novos cursos que você tenha feito, sejam eles técnicos, acadêmicos ou mesmo livres. Aliás, hoje em dia, existe muito conhecimento disponível em plataformas da internet. Muitos oferecem certificações e isso também é interessante para a apresentação profissional.
Caso você tenha feito um trabalho voluntário nas férias, ou, ainda, participe de projetos de extensão durante a graduação — essas experiências também podem fazer a diferença no seu currículo.
Revise todo o currículo
Depois de colocar todos os dados novos, vale a pena fazer uma revisão geral. Basicamente, veja se não há informações demais. Por exemplo, foto e números de documentos pessoais (CPF e RG) são dispensáveis. Fora isso, não esqueça de atualizar os seus contatos (e-mail e celular).
Já sobre a formatação, use uma fonte simples e com tamanho facilmente visível. Lembre-se de dividir as informações em tópicos, isso ajuda a leitura e mostra que você sabe montar um bom texto. A divisão pode ser feita por itens:
- dados pessoais (nome completo, número de celular, e-mail, link para o LinkedIn);
objetivo; - resumo profissional (tempo da sua carreira profissional, o que faz atualmente, objetivos futuros);
- formação (coloque sempre do mais atual para o mais antigo);
- experiências;
- idiomas;
- demais cursos, prêmios e certificados que possam chamar atenção.
Só tome cuidado para não deixar o currículo grande demais. O recomendado é de uma a duas páginas, no máximo.
Gostou das dicas?
Não se esqueça que, para qualquer profissional, a atualização precisa ser constante. Então, procure novos cursos e habilidades. Se não puder investir em um ensino no momento, existem diversos textos, artigos e até vídeos disponíveis gratuitamente na internet. O mais importante é buscar mais desafios!
Para outras dicas de carreira profissional, continue no blog da UniAvan!