Uma das carreiras mais buscadas atualmente por conta da evolução tecnológica e crescente de mercado é a de análise e desenvolvimento de sistemas.
O profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem aptidão para trabalhar como analista, com projetos/desenvolvimento, implementação e testes de sistemas computacionais.
Para entender melhor como é essa formação e quais as atuações que um profissional formado nesse curso pode seguir, continue lendo este artigo!
Por dentro do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A demanda por profissionais com mão de obra especializada nessa área é muito frequente; até 2024, serão 421 mil postos de trabalho criados no setor de tecnologia, segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Antes de falarmos sobre as carreiras que o profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode seguir, é necessário entrarmos um pouco no universo desse curso.
A graduação tem como objetivo geral formar profissionais com competência, habilidade e consciência de sua responsabilidade social, com conhecimentos para levar às empresas públicas ou privadas os benefícios em relação ao uso de recursos tecnológicos.
O aluno precisa desenvolver habilidades para gerenciar, planejar, projetar, operar, analisar e desenvolver sistemas computacionais desde a sua concepção, implementação e implantação até a evolução e manutenção de sistemas.
Os interessados nessa graduação, geralmente, são de ciclos diferenciados e buscam abordar os conceitos relativos aos sistemas de informação, programação e modelagem, bem como noções de empreendedorismo.
O curso superior é composto por cinco períodos, sendo intitulado como tecnólogo e com sua matriz curricular composta por 2.100 horas. Algumas das matérias que compõe o curso são:
- banco de dados;
- segurança de software;
- redes de computadores;
- auditoria e segurança de sistemas e muito mais.
O que faz o profissional formado nesta área?
O trabalho do analista de sistemas vai além de simplesmente programar e criar o software. Esse especialista desenvolve uma solução tecnológica que seja adequada para um determinado contexto, o que envolve muitas etapas, do planejamento à execução.
Entre as suas funções, estão:
- levantamento dos dados e requisitos necessários para a criação da solução;
- análise dessas informações;
- administração de redes e computadores de uma empresa;
- administração, configuração e instalação de banco de dados;
- implementação de projetos e desenvolvimento de softwares.
Os formados podem encontrar oportunidades de emprego em empresas de tecnologia e, inclusive, atuar como freelancer, além de poder fazer concursos públicos.
O Centro Universitário Avantis – UniAvan oferece a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Venha para o centro universitário com nota máxima no MEC, que tem ganhado cada vez mais o Brasil oferecendo educação superior acessível e de qualidade!