Você tem dificuldades de focar e facilmente se distrai, o que chega a atrapalhar seus estudos? Ouvir música para concentração pode ser uma grande aliada para aproveitar melhor os momentos de ler e revisar conteúdos.
Seja para estudar para o vestibular, Enem ou para as provas da graduação, essa estratégia traz diversos benefícios. Saiba mais no artigo!
Como usar música para concentração?
Sabia que a música é capaz de orientar o cérebro a prestar atenção no que você está fazendo, o que facilita na hora de se concentrar nos estudos? Isso foi comprovado por uma pesquisa realizada pela Universidade de Medicina de Stanford.
Inclusive, o estudo evidenciou que o pico de atividade cerebral ocorre entre os intervalos de uma nota e outra.
Porém, para aproveitar os benefícios de ouvir música para concentração é preciso se atentar a alguns detalhes, como letras e o volume.
Letras
O ideal é optar por músicas que não possuem letras para não atrapalhar sua concentração. Portanto, dê preferências às instrumentais.
Isso porque as letras podem fisgar nossa atenção, especialmente as familiares. Contudo, canções estrangeiras em línguas que não dominamos também geram o mesmo efeito e são outras alternativas interessantes para ouvir enquanto estuda.
Volume
Quanto ao volume, o indicado é deixá-lo baixíssimo, quase inaudível. Porém, há pessoas que se concentram melhor com sons mais altos. Logo, irá depender do seu gosto e também do conteúdo que você está estudando.
Algumas disciplinas pedem mais energia e ânimo e um volume mais alto pode ajudar. Portanto, você irá sentir como se adapta melhor em cada situação.
Quais músicas para concentração escolher?
Como vimos, músicas instrumentais são as mais indicadas para aumentar o foco nos estudos e evitar distrações. Confira algumas opções para dar play quando for estudar:
- Für Elise (Ludwig van Beethoven);
- Felicity (Sungha Jung);
- Branch (Keith Kenniff);
- Light the Night (Tracey Chattaway);
- Beau (Martin Gauffin);
- Rondó Alla Turca (Mozart);
- 24 Preludes op. 28 (Frédéric Chopin);
- Piano Sonata No. 14 In C Sharp Mirror (Ludwing van Beethoven);
- La Traviata (Giuseppe Verdi);
- Piano Concerto No. 23 (Wolfgang Amadeus Mozart).
Você ainda pode encontrar inúmeras playlists no Spotify que podem inspirar sua rotina de aprendizado e favorecer seu rendimento. Vale a pena explorar!
Gostou de descobrir como usar música para concentração? Confira também nossas dicas sobre gestão de tempo para otimizar ainda mais sua rotina de estudos.
Para mais artigos sobre educação e carreira, continue navegando no blog da UniAvan.