Você sabe o que é gamification? É uma uma técnica que tem sido usada para contribuir no aprendizado,. O termo ficou conhecido por trazer os métodos usados em jogos, agora, para a área da educação, com o objetivo de otimizar o aprendizado dos alunos e instituições e o engajamento entre as pessoas.
O processo de tornar o aprendizado mais lúdico por meio das estratégias e design de games tem sido implementado para impactar a produtividade, melhorar o foco e tornar mais simples atingir objetivos.
Quer saber mais sobre o termo e entender como isso contribui para o aprendizado? Então, este artigo é para você!
Você verá:
- o que é o gamification e como os jogos educacionais contribuem para o aprendizado;
- quais os benefícios do gamification na área educacional.
O que é gamification e como os jogos educacionais contribuem para o aprendizado?
Entende-se “gamification” como uma forma de usar elementos que são muito comuns nos jogos em situações que não se limitam apenas ao entretenimento, podendo otimizar os estudos, trabalho e até mesmo o desenvolvimento de cursos.
Os jogos educacionais que investem em dinâmicas com missões e desafios estimulam os estudantes a alcançarem os objetivos das atividades propostas. Isso, além de incentivar o progresso e esforço dos alunos, aumenta também a motivação nas aulas.
Alguns dos elementos mais comuns dentro dessas estratégias são:
- personificação – é a criação e caracterização de um personagem para, dessa forma, tornar a experiência ainda mais imersiva aos alunos;
- objetivos – o jogo deve conter metas pequenas para que os seus jogadores consigam atingi-las, visando um objetivo final;
- regras e pontuação – as regras determinam quem vence e quem perde e a pontuação é o prêmio pelo cumprimento de metas e objetivos;
- recompensa – são os prêmios maiores e desbloqueio de novas fases.
Essa forma de utilizar o pensamento lógico e as metodologias dos games para tornar conteúdos que são complexos em materiais mais acessíveis, se tornou uma das grandes tendências para os estudos, pois facilita o processo de aprendizagem das pessoas.
Assim, a dinâmica para aprender fica mais fácil do que qualquer outro método e os elementos característicos – seja um esquema de pontuação e competição – podem ser usados para engajar as pessoas enquanto promovem o aprendizado.
É possível explorar esse conceito na educação de forma virtual, por aplicativos – como o Duolingo faz com tarefas de uma determinada língua para facilitar o aprendizado – ou tangível, em sala de aula separando os alunos por grupos e promovendo uma dinâmica.
Quais os benefícios do gamification na área educacional?
Como mencionado anteriormente, as técnicas de jogos dentro das instituições de ensino estão cada vez mais presentes nas escolas e universidades. Seja em sua versão offline, em plataformas especializadas e até presencialmente nas salas de aula, essa metodologia proporciona diversos benefícios.
Entre eles:
- aumento da motivação;
- impacto positivo na produtividade das atividades escolares;
- aumento do engajamento entre os alunos participantes;
- reforço dos conhecimentos adquiridos durante os jogos educacionais;
- melhora nos resultados das lições educativas.
Agora que você viu como o gamification ajuda a transformar processos de estudo em atividades muito mais estimulantes, que tal aplicar isso no dia a dia estudando em um dos melhores centros universitários de Santa Catarina?
Faça a sua inscrição na UniAvan e dê uma alavancada na sua carreira acadêmica e profissional!