Primeiramente, a engenharia elétrica é uma área relativamente nova perto de outros campos da engenharia, entretanto, independente do tempo, ela é de extrema importância. Não é nenhum exagero dizer que a eletricidade tenha sido o que mais revolucionou o mundo e a civilização. Certamente, tudo mudou após a sua descoberta e domínio, como, por exemplo, o modo de nos socializarmos, a maneira que interagimos com a natureza e como nos organizamos em novos meios de produção, consumo e trabalho.
De fato, o mundo contemporâneo não existiria sem a eletricidade, pois dependemos dela para mantermos pilares básicos da civilização atual. Sistemas financeiros, hospitais, estações de tratamento, banco de dados dentre outras coisas. De fato, tudo está conectado à rede elétrica e isso apenas mostra o quão vital para a própria humanidade essa ciência se tornou.
O guia da carreira em engenharia elétrica
Neste guia, você vai aprender detalhes sobre o curso de Engenharia Elétrica, como a modalidade, o tempo e as disciplinas. Além disso, aqui você também verá algumas opções de carreiras promissoras e média salarial.
Compartilhe este post com alguém que tenha interesse na área, mas não deixe de continuar lendo, pois a sua visão sobre essa área vai mudar completamente.
O que é engenharia elétrica?
O engenheiro eletricista é o principal responsável pelo planejamento, construção, manutenção e reforma de sistemas elétricos que podem gerar, transmitir ou distribuir energia. Mas não pense que essa área fica presa ao óbvio, já que o mundo se tornou um lugar que demanda cada vez mais energia.
Por isso, existem novas aplicações ao engenheiro eletricista que incluem, por exemplo:
- indústria eletrônica;
- construção civil
- automação;
- robótica;
- telefonia móvel;
- automobilismo;
- telecomunicações;
- informática ;
- energia renovável.
O curso de Engenharia Elétrica
Anteriormente, pontuamos que o curso superior em Engenharia Elétrica dá a oportunidade de trabalhar em diversas carreiras. Com uma duração média de 5 anos, o aluno ganha a habilitação de bacharel em engenharia elétrica, estando apto a atuar na área e em suas carreiras correlatas.
Algumas das disciplinas da matriz curricular são:
- Cálculo Diferencial;
- Física Geral e Experimental;
- Química Tecnológica;
- Mecânica Geral;
- Eletromagnetismo;
- Circuitos Elétricos;
- Eletrônica Analógica e Digital.
…e muito mais!
O que o engenheiro eletricista faz?
Após o término do curso, o recém-formado está pronto para seguir carreira na área. No mundo inteiro, os investimentos em energia crescem a cada ano, visto a alta na demanda. Pense que todo avanço tecnológico, independentemente do setor, exige o avanço do setor energético para suprir essa necessidade, por isso o engenheiro elétrico precisa estar sempre se atualizando.
Algumas possibilidades de carreiras são:
Indústria geradora de energia
Em geral, essa é a área que mais precisa de profissionais da engenharia elétrica. O setor energético é muito vasto e abrange áreas como usinas hidrelétricas, nucleares, e termelétricas.
Além disso, a crescente demanda por energia limpa e renovável aumentou ainda mais as oportunidades de carreira. Empresas que trabalham especificamente com energia solar e eólica, por exemplo, crescem a cada ano devido à popularização e conscientização da proteção ambiental, aquecimento global e descarte de resíduos.
Telecomunicações
Esse é outro setor que tem crescido ano após ano, e os motivos estão ao nosso redor. Você talvez esteja lendo este artigo do seu celular/smartphone, conectado a uma rede para dispositivos móveis ou, talvez, usando o sinal wifi da sua casa, trabalho ou de algum comércio.
Independentemente do lugar, a engenharia elétrica está lá, pois ela é a responsável pela criação, desenvolvimento, expansão e manutenção de sistemas de telecomunicações, redes 4G e 5G.
Construção civil
O engenheiro eletricista é o profissional responsável por projetar as redes elétricas de residências, condomínios, indústrias e qualquer tipo de construção. Esse profissional também é o responsável pela manutenção das plantas elétricas desses empreendimentos, buscando soluções seguras para sobrecargas, dentre outros riscos.
Automação
Nesse caso em específico, o engenheiro eletricista é responsável por desenvolver sistemas que permitam que máquinas e equipamentos mais complexos funcionem perfeitamente.
Tecnologias médicas
O avanço da medicina é fruto de um esforço entre ciência, tecnologia e engenharia. Com novos métodos surgindo, uma nova demanda por equipamentos que tratam pacientes também surge.
Sendo assim, o engenheiro eletricista serve para planejar esses materiais, além de prepará-los para hospitais, clínicas e laboratórios.
Qual é a média salarial de um profissional em engenharia elétrica?
O aluno recém-formado em Engenharia Elétrica começa ganhando um salário inicial de 5 mil reais, contudo, conforme ganha experiência, o valor pode ir para a média indicada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de mais de 7 mil reais.
Logicamente, a média salarial pode variar para mais ou para menos, dependendo da empresa, local, cidade e tempo de carreira. Engenheiros eletricistas experientes chegam a bater os 10 mil reais de média salarial.
Sendo assim, podemos afirmar que o curso de engenharia elétrica proporciona certa estabilidade financeira aos profissionais da área.
Uma carreira de sucesso!
Em resumo, o engenheiro eletricista é de extrema importância para o mundo contemporâneo, e a demanda por esse profissional só aumenta. Mas para se tornar um especialista na área a instituição de ensino conta (e muito!). Por isso, escolha uma instituição de ensino que tenha a infraestrutura necessária, com aulas práticas e teóricas, além de muita tecnologia para se preparar para o mercado de trabalho.
Venha para a UniAvan!
Salas especiais, laboratórios equipados e todas as ferramentas estão no Centro Universitário Avantis – UniAvan. Os professores são profissionais renomados no mercado, o que garante qualidade às aulas. Na UniAvan, você terá a chance de aprender na prática os conceitos, segurança e tecnologias.
Acesse o site da UniAvan e saiba mais sobre o curso de Engenharia Elétrica.
Para ver outros Guias da Carreira, é só clicar aqui.