Se você deseja ser pesquisador ou professor de nível superior, precisa se destacar e criar uma verdadeira reputação. Sabe como? O primeiro passo é descobrir como melhorar o currículo acadêmico. Há diversos estudos e atividades que contam ponto na sua experiência. Assim, fica mais fácil conseguir aquela vaga no mestrado ou doutorado e, muitas vezes, até mesmo com bolsa de estudo. Seria ótimo, não é mesmo?
Para te ajudar nessa caminhada, reunimos várias dicas do que você deve fazer para se tornar um docente ou pesquisador de sucesso. Confira!
O que é o currículo acadêmico?
Antes de tudo, vale ressaltar o que é e qual a função do currículo acadêmico. O “documento” serve para apresentar todas as suas experiências ligadas a um centro universitário.
Já para montar o seu histórico, existem vários meios digitais. Um exemplo clássico é a plataforma Lattes — criada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — ela é a mais famosa entre alunos e professores.
O que colocar no currículo acadêmico?
Agora que você já sabe onde fazer o seu currículo acadêmico, vamos à questão-chave: como aperfeiçoá-lo?
Saiba que você não precisa focar, apenas, em uma dissertação incrível. Há muitas outras atividades que contam pontos na sua carreira. Veja quais são as principais:
Aposte em cursos de especialização
Uma pós-graduação sempre traz novos conhecimentos. Além disso, mostra que você é um estudante esforçado, atualizado e, assim, te coloca em uma posição de destaque. Por isso, vale a pena investir em cursos de especialização. Faça quantos você puder e voe alto!
Participe de projetos
O centro universitário onde você estuda possui projetos de pesquisa ou extensão? Se sim, procure aquele que é a sua cara e mãos à obra. A participação nessas atividades é muito bacana, porque te coloca em contato com teorias, práticas, pessoas e vivências do meio acadêmico.
Escreva artigos
Já pensou em escrever um artigo científico sobre uma das suas experiências no projeto de pesquisa ou extensão? Isso também ajuda a melhorar o currículo. Depois de escrito, é importante fazer a publicação em revistas ou portais científicos.
Participe de Eventos
Mais uma ótima dica é participar de eventos acadêmicos: simpósios, congressos, feira de profissões, entre outros. Aliás, em muitas dessas ocasiões, também é possível apresentar os seus artigos científicos. Sem contar que são ótimas situações para você fazer o bom networking. Converse, troque experiências e descobertas com outros acadêmicos.
Gostou das nossas dicas?
No site da UniAvan, você pode conhecer e garantir especializações em diversas áreas. Todos os cursos contam com professores mestres ou doutores. Além de aulas e materiais com tecnologia de ponta. Confira!
Para mais informações sobre vida profissional, continue aqui no blog!