Quem quer se destacar no mercado precisa saber como fazer marketing pessoal, um conjunto de estratégias voltadas para a construção de uma imagem coerente com o profissional que você é ou deseja ser. Quer alavancar suas oportunidades e se tornar mais atrativo para clientes, empresas e recrutadores? Veja as dicas neste artigo!
Dicas de como fazer marketing pessoal
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing pessoal é se conhecer e se ver, profissionalmente, como uma empresa. Isso permite entender seus diferenciais, oportunidades e também concorrentes. Com a autoanálise feita, você poderá seguir para as dicas abaixo:
Crie um portfólio
O portfólio é o que vai permitir que empresas, recrutadores e clientes vejam o seu trabalho. Embora não seja totalmente aplicável para todas as carreiras, essa estratégia é o cartão de visita do seu trabalho.
Por isso, escolha uma plataforma que possibilite a divulgação do que você já produziu e seja criterioso na escolha dos trabalhos e cases. Afinal, a qualidade em um portfólio é mais importante do que a quantidade.
Faça networking
O networking é algo que começa já durante o curso de graduação, extensão ou pós-graduação. São nessas etapas da sua carreira acadêmica que você terá contato com professores e outros alunos que se tornarão profissionais na mesma área que você, podendo, inclusive, trocar experiências e indicações.
Por isso, quem quer saber como fazer marketing pessoal precisa criar laços profissionais com empresas e outros colegas de profissão, construir confiança e realmente fazer parte da comunidade, seja participando de eventos, grupos ou fóruns em redes sociais.
Tenha uma boa presença digital
Fazer marketing pessoal é entender que o seu trabalho precisa ser vendido. Com isso em mente, pare e pense: você já viu alguma empresa renomada que não está na internet? Não. Então, você, como um profissional moderno, precisa marcar presença no mundo digital.
Mas como fazer isso? Além do portfólio on-line e participação em grupos e fóruns, como falamos nos tópicos acima, outras formas de se autodivulgar na internet e ser notado por recrutadores ou conquistar clientes são:
- ter um site bem estruturado, preferencialmente com um blog para publicação de conteúdos próprios relativos à sua profissão;
- ter um perfil no LinkedIn. Se você ainda não está na maior rede social profissional do mundo, precisa criar uma conta. Depois, se conecte com clientes, empresas e outros profissionais do seu segmento, estando sempre em atividade, compartilhando ou criando publicações relevantes.
Saber como fazer marketing pessoal é o primeiro passo para tornar-se um profissional de sucesso. Chegou a hora de colocar seu plano de carreira em prática. Aproveite e conheça os 3 passos para criar um portfólio on-line aqui no blog da UniAvan!