Engana-se quem pensa que os formados em Farmácia podem atuar apenas em drogarias. Embora a área tenha bastante demanda, esse profissional tem diversas possibilidades de carreira. Se você está considerando ou realizando essa graduação, continue lendo e descubra as possibilidades do mercado!
Veja quais são as principais áreas de atuação para formados em Farmácia
Quem é graduado em Farmácia pode atuar em diferentes frentes da profissão, das mais simples até as mais complexas, e todas têm grande importância para a sociedade. Veja só as principais possibilidades:
Área de análises clínicas
O profissional é responsável pela coordenação de laboratórios, identificando pontos importantes para o andamento desses serviços em fase pré-analítica, ou seja, etapas referentes à coleta de materiais biológicos, e também na fase de análise de amostras desses materiais.
Além disso, esse profissional vai verificar se o paciente não ingeriu nenhuma propriedade que comprometa os resultados de exames, assim como indicar os equipamentos mais adequados para o processamento de amostras biológicas.
Área hospitalar
O profissional formado em Farmácia que deseja uma vivência mais aprofundada no ramo de saúde pode atuar em hospitais. Nessa função, ele será responsável pela lista de medicamentos e materiais médicos e acompanhamento de entrada e saída de remédios fornecidos pelo governo.
Setor clínico
Ideal para aquele farmacêutico que quer atuar com pesquisa. Aqui, ele vai atuar no estudo dos medicamentos para entender o melhor protocolo para os pacientes.
A farmácia clínica tem o objetivo de reduzir o uso de medicamentos considerados ou comprovados como tóxicos (dependendo o volume de uso) para pacientes.
Farmácia de manipulação
Nessa área, o profissional de farmácia vai preparar fórmulas não disponibilizadas pelo mercado farmacêutico, de acordo com a prescrição médica apresentada pelo cliente.
Setor alimentício
Já imaginou trabalhar na área de manipulação e fabricação de alimentos, como laticínios? O formado em Farmácia pode realizar essa função. Dentre as responsabilidades, estão a avaliação de matéria-prima e processos que vão garantir a pureza e estabilidade de produtos.
Um exemplo são alimentos de linhas específicas, como aqueles sem glúten ou açúcar refinado, que costumam passar por estudos e processos elaboradores por farmacêuticos.
Indústria
Quem deseja atuar na fabricação de medicamentos e testes químicos e microbiológicos pode trabalhar na indústria farmacêutica. A função pede conhecimento em tecnologia farmacêutica, equipamentos, práticas de fabricação, química orgânica, farmacopeia e outros.
A UniAvan te ajuda a participar do futuro da farmácia
A farmácia tem um futuro promissor, indo muito além do atendimento em drogarias. É previsto um aumento de demandas para farmacêuticos clínicos e também para os da área de fabricação farmacológica .
Você quer fazer parte desse futuro? Se ainda não começou sua formação, precisa conhecer a graduação em Farmácia da UniAvan. O curso forma profissionais realmente aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Faça parte da instituição que é NOTA MÁXIMA no MEC!