A Faculdade Avantis fechou uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para uma campanha de doação de sangue, que será realizada no próximo dia 16 de abril. A iniciativa, organizada pelo Diretório Central Estudantil (DCE), será destinada aos alunos e colaboradores da instituição.
No dia da ação, o ônibus do Hemosc irá estacionar na sede da Faculdade, disponibilizando 80 senhas aos interessados: 40 no período da manhã, das 8h30min às 11h30min, e 40 no período da tarde, das 13h30min às 16h30min. A equipe de profissionais é composta por um médico, uma enfermeira, três técnicos em enfermagem, uma assistente social e um técnico administrativo.
Segundo a enfermeira do Hemosc, Grazielle Barros, o procedimento é simples e seguro, não expondo o doador a nenhum risco de contaminação. “A coleta de sangue leva de 5 a 12 minutos, onde é retirado em média 470 ml de sangue, que logo é reposto pelo organismo”, afirma Grazielle. A enfermeira também destaca que o tipo sanguíneo mais solicitado é O negativo. “O tipo de sangue mais procurado é o O negativo, por se tratar de um doador universal, mas todos os tipos de sangue serão bem vindos”, afirma ela.
O presidente do DCE, Ewerton Eliakin da Silva Rosa, comenta que a ideia de fazer a campanha dentro da Avantis surgiu como uma iniciativa para aproximar alunos e funcionários de ações sociais importantes. “As pessoas devem criar essa visão da importância da doação de sangue. Conversamos com a coordenadora do Hemosc, que foi solicita e atendeu ao nosso pedido de fazermos a campanha na Faculdade”, conta Ewerton, que já foi doador 49 vezes.
Como é realizado o procedimento:
A assistente social do Hemosc, Claudia Lima, explica que, após receberem as senhas, os interessados em doar sangue deverão apresentar a Carteira de Identidade e responder um questionário sobre condições de saúde e hábitos pessoais. Depois disso, será feita uma pré-triagem para verificação dos sinais vitais.
“O último passo antes do procedimento é uma triagem clínica, para saber se a pessoa está apta a ser um doador. Depois da coleta, o voluntário faz um lanche oferecido pelo Hemosc e será liberado em seguida” resume Claúdia. “Esta é uma ação bem positiva da Faculdade. Neste espaço, onde circulam muitas pessoas, esta é também uma forma de desmistificar os boatos sobre doação de sangue”, completa.
Exigências para doação de sangue:
O Hemosc orienta que podem ser doadores pessoas entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 kg, sendo que menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. O voluntário deve estar alimentado, apresentar boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e portar documento oficial com foto.
Quem não pode doar:
Não poderão doar sangue pessoas que realizaram cirurgias recentemente, estiverem em jejum prolongado, consumirem alimentos gordurosos até quatro horas antes do procedimento, ou tiverem ingerido bebida alcoólica há menos de 12 horas. Os doadores também não devem ter feito endoscopia, tatuagem ou colocado piercing nos últimos seis meses. Mulheres grávidas, pessoas que tiveram gripe ou febre nos últimos sete dias ou hepatite viral após os 11 anos de idade, usuários de determinados medicamentos ou drogas, pessoas que tiveram contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses, dentre outras exigências, também não poderão fazer a doação.
Vale salientar que homens podem fazer até quatro doações por ano, respeitando um intervalo mínimo de dois meses entre elas. Já as mulheres podem fazer até três doações por ano, com intervalo mínimo de três meses entre cada uma delas.
Deixe um comentário