Talvez você já tenha lido ou ouvido falar sobre isso: mas você realmente sabe o que é um mapa mental e as suas funcionalidades? Mapas mentais são usados para organizar melhor as informações criando associações que conectem diversos conteúdos.
Também é possível usá-lo em situações diferentes, como estudar para uma prova, organizar uma lista de afazeres domésticos ou no dia a dia do trabalho.
Ficou interessado? Então conheça mais sobre mapas mentais e como utilizá-los abaixo.
Quem inventou o mapa mental?
Na década de 1970, um psicólogo e escritor chamado Tony Buzan fez um estudo e chegou a conclusão de que o nosso cérebro assimila melhor informações que são apresentadas de modo dinâmico.
Assim nasceu a ferramentas para gerenciamento de informações.
Buzan observou que com o excesso de informações, mantê-las organizadas se torna uma tarefa cada vez mais difícil. Ou seja, um mapa mental torna mais simples a compreensão de um assunto, a revisão das informações e a correlação dos conteúdos.
Como fazer um mapa mental?
A função de um mapa geográfico é a de nos guiar para andarmos de um ponto A a um ponto B; um mapa mental faz exatamente a mesma coisa, organizando um determinado assunto de modo que você possa fazer ligações, seguindo um caminho de aprendizado.
Em geral, um mapa mental possui a forma de um diagrama com as informações conectadas por setas, linhas ou símbolos. O assunto principal fica no centro do diagrama, e, a partir dele, saem as conexões que se relacionam ao conteúdo.
Dessa maneira, criando conexões em um diagrama, você tem em mãos uma ferramenta incrível que vai facilitar os seus estudos.
Mas em que ocasiões eu devo usá-lo?
Você entendeu o que é um mapa mental? Então agora está na hora de aplicá-lo na prática.
Esse método é muito utilizado para estudar, já que facilita a organização do conteúdo de uma disciplina.
Usado por estudantes de todas as idades, que vão desde o ensino fundamental e médio, provas para concursos, vestibulares ou faculdades.
Conheça abaixo algumas das ocasiões em que você pode aplicar um mapa mental e melhorar a sua compreensão, organização e tempo.
Mapa mental para a sua rotina
Nosso dia a dia tem se tornado cada vez mais agitado, repleto de atividades e cobranças. Isso significa que organizar nossas rotinas de uma maneira mais clara ajuda bastante a evitar problemas, atrasos e esquecimentos.
Pense nessas tarefas de modo hierárquico; seja pelo grau de importância, tempo que ela levará, dificuldade ou prazo a ser cumprido.
Assim você consegue segmentar essas funções, criando ramificações dentro de cada uma.
Mapa mental para organização de eventos
Se você já teve que organizar um evento, sabe o trabalho que dá, seja um aniversário, festa do trabalho ou só uma social em casa… Pensar na decoração, espaço, convidados, comidas e bebidas exige organização e planejamento, por isso um mapa mental cai como uma luva nesses momentos.
Fazer as conexões necessárias do que é preciso ser feito, permite que você visualize o evento de um modo mais simples e prático. Então, na próxima vez que for chamar os amigos para uma festa ou social na sua casa, lembre-se dessa dica e evite transtornos.
Mapa mental para o dia a dia no trabalho
O ambiente de trabalho exige de nós atenção redobrada a detalhes, pois esquecer de algo pode custar caro, e quando se trabalha em conjunto, ainda prejudica a equipe. Por isso, criar um mapa mental é uma ótima forma para organizar processos do seu dia a dia.
Essa ferramenta também vale para reuniões e brainstorms, já que elas são polos de informações dos outros participantes, o que exigirá mais concentração e organização ao que está sendo dito.
Mapa mental para melhorar estudos
O uso mais comum e recomendados de um mapa mental é para estudos, já que por meio dele é possível organizar o conteúdo a ser estudado.
Na faculdade, por exemplo, com um mapa mental você consegue associar os conteúdos de uma disciplina e compreender melhor do que se trata. Com os dados organizados de modo simplificado, a compreensão se torna mais fácil.
O apoio visual dos diagramas auxilia em um aprendizado mais rápido, contribuindo para facilitar a memorização e fixação da matéria.
Está na hora de fazer o seu!
Com criatividade, foco e empolgação, você consegue fazer um mapa mental excelente.
Faça um diagrama bem detalhado, definindo bem o tema central, pois será a partir dele que irão sair os caminhos de raciocínio a serem seguidos.
Seja manualmente ou por meio de plataformas online que auxiliam na criação de mapas mentais, use e abuse de cores e símbolos para destacar bem o apelo visual.
Além disso, algumas palavras-chave podem ser ressaltadas para que seu olhar seja direcionado ao que realmente importa no mapa.
Estude na melhor instituição de ensino superior
Ficou com vontade de usar o que aprendeu aqui? Então venha estudar em uma instituição de ensino superior nota máxima no MEC. Aqui no Centro Universitário Avantis – UniAvan, você tem 38 graduações e diversos outros cursos de pós e extensão, todos ministrados por professores com títulos de especialistas, mestres e doutores.
Acesse o site da UniAvan e conheça mais sobre os nossos cursos e bolsas de estudos.
Continue em nosso blog para mais dicas, informações sobre carreiras e muito mais!