A Faculdade Avantis é esta semana a principal referência dos debates a respeito dos direitos humanos e o papel das políticas públicas no país. Desde segunda-feira, dia 5, a instituição é sede, pela primeira vez, de um evento com este foco. A Jornada de Produção Científica reúne pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e tem como tema “Direitos Fundamentais e Políticas Públicas: desafios intersetoriais no contexto brasileiro”.
O assunto do encontro está sendo discutido amplamente por meio de conferências e exposição de trabalhos acadêmicos distribuídos em vários eixos temáticos. “Temos a colaboração de uma rede de pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais”, conta Gabriella Depiné, pesquisadora institucional da Faculdade.
Na abertura do evento, uma das principais referências teóricas sobre os direitos fundamentais no mundo, o professor David Sanchez Rubio, da Universidade de Sevilla, na Espanha, foi quem palestrou e coordenou os debates. David tem mais de 20 livros lançados e é professor de Filosofia do Direito. Para ele, o encontro é uma ótima oportunidade para a troca de experiências e aprofundamentos das discussões.
“A humanidade é uma só, precisamos recuperar nossos vínculos humanos e solidários. Encontros como esses são muito importantes para refletirmos sobre o atual cenário dos direitos fundamentais no mundo e buscarmos a construção de uma sociedade melhor”, afirma o professor David, que passará 30 dias no país participando de uma série de eventos jurídicos e dará aulas sobre o tema.
Segundo o Prof. Dr. André Viana Custódio, coordenador geral do evento, que também coordena o curso de Direito da Faculdade Avantis, a Jornada foi criada com o intuito de estimular a pesquisa na área jurídica. “A experiência vale muito porque todos contribuem para a mudança, para colocar a ciência a serviço da igualdade. O fortalecimento das políticas públicas, que realmente garantam os direitos fundamentais, é a base para a construção de um mundo mais justo”, aponta André.
Entre os estudiosos que participaram do debate de abertura da Jornada, estão os professores Sérgio Graziano, da PUC do Rio Grande do Sul, Ivone Fernandes Morcilo Lixa, da Furb, de Blumenau, e Clóvis Gorczevski, da Unisc, de Santa Cruz do Sul. Eles enalteceram a importância da realização de encontros como este para a troca de ideias entre os pesquisadores e também como referência para os alunos da Avantis.
“É uma área totalmente nova, um campo do conhecimento que ainda foi pouco explorado. Por isso, é fundamental que os estudantes conheçam este ramo do Direito que é tão importante para a sociedade”, enfatiza Clóvis Gorczevski.
A I Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Políticas Públicas acontece nas dependências da Faculdade Avantis e segue até quarta-feira, dia 7 de novembro. O evento conta com a parceria de entidades como Universidade Federal de Santa Catarina, Faculdade Metodista de Santa Maria, Unisul, Unisc e Faculdades Esucri, de Criciúma, entre outras instituições.
Deixe um comentário