Nos últimos anos o mercado vem reparando uma tendência que cresce cada vez mais: pessoas que iniciam uma segunda graduação. As razões para tantas pessoas tomaram essa decisão são das mais variadas mas a vontade de mudar os rumos na vida profissional talvez seja a mais comum.
Em dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) entre 2014 e 2020 houve um crescimento de 60% nas matrículas feitas por alunos que já possuem uma graduação.
E você? Já pensou em fazer outra graduação? Já pensou em iniciar em outro campo de estudo, com outra carreira e novos desafios? Então continue lendo esse texto e tire as suas dúvidas!
Por que fazer uma segunda graduação?
Fazer um novo curso não necessariamente significa trilhar um novo caminho profissional. Muitas vez essa nova experiência educacional será incorporada com conhecimentos anteriores, aumentando seu potencial na primeira área escolhida.
O mercado de trabalho esta sempre em busca de profissionais que se encaixem em campos distintos. Essa visão interdisciplinar do trabalho tem se tornado fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Sendo assim, uma segunda graduação faz de você um funcionário que agregou experiências (por mais diferentes que elas sejam). Portanto, um funcionário dinâmico, que atenda as demandas de mais de uma área dentro da mesma profissão.
Quando devo fazer uma segunda graduação?
Você quer começar outra formação mas ainda tem dúvidas? Então antes de tomar uma decisão, preste atenção no que a sua área pede.
Observe o seu trabalho e avalie se ele está se tornando obsoleto, ou se você precisa se atualizar sobre novas tecnologias ou modos de executa-lo. O mercado de trabalho muda constantemente e se atualizar sobre a sua própria área é fundamental para continuar relevante e competitivo.
Além disso, a democratização do acesso a educação tornou o ingresso a instituições de ensino mais fáceis. Lógico que esse processo trouxe vantagens sociais e econômicas óbvias, todavia, criou-se uma demanda muito maior que a ofertada. Cargos que antes poderiam ter escassez de mão de obra acabaram se tornaram cada vez mais saturados.
Após avaliar se o seu trabalho e funções estão passando por processos de mudanças ou buscando gente cada vez mais qualificada, você entenderá se deve ou não pensar em uma segunda graduação.
Quais as vantagens de uma segunda graduação?
Uma segunda graduação é perfeita para quem quer melhorar as habilidades e conhecimentos que já possui. A lista de vantagens é vasta, mas varia de pessoa para pessoa e claro, de área para ´área.
Então quando for pensar em um novo curso, tenha clareza no que quer e escolha com bastante sabedoria. Se destacar no mercado se torna cada vez mais necessário e esta pode ser a decisão que vai te fazer dar aquele salto rumo ao sucesso profissional.
Estude em uma instituição de ensino superior de qualidade
Não basta saber qual curso quer fazer, mas em qual instituição de ensino você quer estudar. E buscar por uma que junte qualidade de ensino, infraestrutura adequada tanto para aulas presenciais quanto ensino a distância, é essencial.
Se você estiver interessado em uma nova graduação, vá até o Centro Universitário Avantis – UniAvan. Lá você escolhe entre 38 graduações, além de cursos de pós e extensão, com professores renomados, mestres e doutores.
Acesse o site da UniAvan e conheça mais sobre os nossos cursos e bolsas de estudos.
Continue em nosso blog para mais dicas, informações sobre carreiras e muito mais!