Só de pensar em escolher uma carreira profissional você já fica com os nervos à flor da pele? Então pode começar a relaxar. Separamos várias informações para te ajudar a resolver esse grande desafio. Para começar, vale a pena entender as particularidades dos graus acadêmicos. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre tecnólogo e bacharel?
Será que as duas modalidades têm o mesmo nível de conhecimento? E como saber qual delas é a ideal para o seu perfil? Vamos explicar tudo isso neste artigo. Aproveite!
A diferença entre tecnólogo e bacharel
A grande diferença entre as áreas é que, na habilitação tecnóloga, os alunos têm mais conteúdos práticos do que teóricos. Isso porque a intenção é oferecer uma formação mais objetiva. Além disso, o curso tecnólogo pode durar de dois a três anos. Já o bacharel tem período médio de três a seis anos.
Ou seja, os cursos do tecnólogo são geralmente mais voltados para demandas exatas do mercado de trabalho como processos industriais, gestão de negócios, área de saúde ou segurança.
O que os cursos de tecnólogo e bacharelado têm em comum?
Tanto o tecnólogo quanto o bacharel pertencem ao ensino superior. Ou seja, para conseguir esses títulos, é preciso entrar em um centro universitário.
Além disso, da mesma forma que o bacharelado ou licenciatura, a formação tecnóloga também permite que os alunos cursem pós-graduação e MBA.
Muita gente costuma confundir o curso tecnólogo com o curso técnico. Mas lembre-se: o primeiro faz parte da educação superior e o segundo é dedicado até mesmo para quem ainda está no ensino fundamental.
Oportunidades no mercado de trabalho
Quando falamos da diferença entre tecnólogo e bacharel, uma das principais dúvidas que surgem é como o mercado de trabalho recebe esses dois tipos de formação.
A verdade é que existem oportunidades para as duas formações, pois o mercado precisa de diversos perfis de trabalho, entre eles os mais dinâmicos, que possuem um diploma de tecnólogo. Então, ao contrário do que possa parecer, os tecnólogos são tão bem recebidos pelas empresas quanto uma graduação em bacharelado ou licenciatura.
Por fim, da mesma forma que as graduação mais “tradicional”, o curso superior tecnólogo também é avaliado pelo MEC (Ministério da Educação), por isso cumprem uma série de critérios importantes referentes à qualidade do curso, titulação dos professores e métodos de avaliação.
Bacharel ou tecnólogo: como saber qual curso tem o seu perfil?
Agora que você já sabe qual a diferença entre tecnólogo e bacharel, fica mais fácil escolher uma profissão. Primeiro, dê uma olhada na lista de cursos de cada modalidade. Depois, pense na sua personalidade. Anote quais são suas habilidades e limitações. Fora isso, pense em como você se imagina no futuro. Onde, por que, como e para quem deseja trabalhar?
O próximo passo é reunir o maior número de informações a respeito da sua possível profissão. Converse com quem já é experiente na área, pergunte, ou melhor, acompanhe um dia de trabalho, se puder. E fique ligado a tudo aquilo que o mercado profissional exige das pessoas.
Cursos Tecnólogos e Bacharéis que a UniAvan oferece
A UniAvan oferece uma diversidade de cursos bacharel e tecnólogos. Olha só:
Cursos tecnólogos UniAvan
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Comércio Exterior;
- Design de Interiores;
- Estética e Cosmética;
- Gastronomia;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Gestão Financeira;
- Logística;
- Marketing;
- Processos Gerenciais.
Cursos bacharéis UniAvan
- Administração;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Biomedicina;
- Ciências Aeronáuticas;
- Ciências Contábeis;
- Direito;
- Educação Física;
- Enfermagem;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Psicologia e muitos outros!
No mais, saiba que, de início, as escolhas da vida adulta podem assustar, mas com o tempo e muita dedicação, você pode alcançar o sucesso!
Gostou de saber a diferença entre tecnólogo e bacharel? Agora aproveite para conhecer melhor os cursos da UniAvan!