Se você pensa ou, até mesmo, já entrou em um curso superior, vale conhecer a organização e poder de fala dos próprios estudantes. Sim, isso mesmo… Em centros universitários, os alunos não só podem, como devem opinar sobre melhorias. Para isso, existem o Diretório Acadêmico e o DCE (Diretório Central dos Estudantes).
Quer saber mais? Veja qual a diferença entre os termos e, claro, como funcionam na prática! O esclarecimento pode significar muito na sua vida acadêmica.
Afinal, o que diferencia o Diretório Acadêmico do DCE?
Primeiramente, é importante destacar que além dos dois termos, existe o Centro Acadêmico. Vamos explicar tudo em uma “ordem hierárquica” para simplificar.
O CA (Centro Acadêmico) é a organização criada em cada curso para que os alunos discutam e proponham melhorias. O DA (Diretório Acadêmico) tem o mesmo princípio do CA, a diferença é que ele engloba mais de um curso.
Já o DCE (Diretório Central dos Estudantes) existe para defender os interesses e direitos dos alunos frente à instituição de ensino.
Vale saber também que as três organizações ainda propõem atividades culturais, desportivas, acadêmicas e mais.
Por que essas organizações estudantis são importantes?
Não é de hoje que os grupos estudantis possuem representatividade. O maior exemplo disso é a existência da UNE (União Nacional dos Estudantes) que, desde 1939, coordena atividades de alunos no Brasil inteiro, propondo e lutando por melhorias.
No seu dia a dia de estudo, tanto o CA, como o DA e o DCE são fundamentais para viver experiências acadêmicas significativas, ter melhores condições quanto às aulas e à própria estrutura do centro universitário.
Sem contar que, nos espaços e eventos dessas organizações, você pode entrar em contato com outros estudantes. O networking é importante desde o ensino superior.
Como fazer parte das organizações estudantis
No site da UniAvan, você encontra todas as informações sobre o Diretório Acadêmico, além do DCE e CA. Outra dica importante é ficar ligado nas redes sociais da instituição. Um aluno bem informado, sem dúvidas, pode ter uma experiência acadêmica ainda melhor.
Gostou deste artigo? Confira outras informações sobre cursos superiores e vida estudantil aqui no blog da UniAvan!