O ano de 2020 foi cheio de reviravoltas, pois surgiram situações que nunca imaginamos passar. Todas essas mudanças impactaram diferentes setores, inclusive, o do ensino. Devido a tudo que vivemos, surgiram novas tendências para a educação em 2021.
Quer descobrir o que vem pela frente? Acompanhe o artigo que preparamos para você!
O que aprendemos com 2020?
A pandemia do novo Coronavírus fez com que as instituições de ensino aderissem totalmente ao ensino a distância. Esta situação acelerou a implementação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Os primeiros meses foram difíceis para professores e alunos que não estavam acostumados com o EAD. Entretanto, aos poucos, as barreiras foram sendo vencidas, evidenciando as vantagens desta modalidade de ensino.
Esse processo também evidenciou a necessidade de criar novas estratégias, pois o método tradicional já não consegue acompanhar as novas gerações. É neste cenário que surgem novas tendências para a educação!
Tendências para a educação a partir de agora
Pensando em tudo o que aprendemos e vivenciamos no último ano, já deu para perceber que a educação não será mais a mesma, certo?
Por isso, confira algumas tendências para a educação em 2021:
Ensino híbrido
Instituições, especialmente de ensino superior, já ofereciam cursos a distância ou, ao menos, algumas disciplinas EAD na grade curricular das graduações presenciais.
Mas, a partir de agora, a tendência é que essa modalidade de ensino ganhe ainda mais força, se expandindo até às escolas de ensino fundamental e médio. A aposta da vez é o ensino híbrido, que mescla o presencial com atividades à distância.
Ou seja, o digital estará cada vez mais presente no mundo acadêmico e não voltaremos mais a desprezar a tecnologia como um excelente recurso de apoio.
Novas metodologias de ensino
Para acompanhar essa nova realidade, é preciso reinventar as metodologias de ensino. Portanto, estratégias focadas no uso da tecnologia ganharão força, como utilização de recursos gráficos e visuais para apoiar o processo de ensino-aprendizagem.
Vídeos, imagens, atividades interativas e chamadas de vídeo sobre as aulas, por exemplo, são alguns dos recursos que podem ser utilizados e até as Redes Sociais podem ser usadas a favor nos estudos.
Foco na autorregulação
Outro aspecto que possivelmente continuará em alta é a autorregulação dos alunos. A ideia é continuar promovendo a autonomia, para que o próprio estudante consiga organizar sua rotina de estudos para aproveitar ao máximo os conteúdos programáticos na graduação — se estendendo até a nível escolar.
Gostou de conhecer as novas tendências para a educação em 2021? Se você gosta de acompanhar conteúdos educacionais, continue navegando pelo blog da UniAvan.