O mercado financeiro costuma atrair jovens em início de carreira e recém formados, principalmente na área de engenharia, administração e economia. Para quem tem interesse em seguir nesse setor, as possibilidades de trabalho são imensas.
Pensando nisso, reunimos as possibilidades de carreira que qualquer jovem com espírito empreendedor pode seguir na área. Confira!
Quais são as profissões do mercado financeiro?
As profissões do mercado financeiro são aquelas que envolvem trabalhos e ações no segmento de finanças. Nele, a construção de carreira é possível dentro de organizações públicas ou em instituições privadas, na área de investimentos, fazendo auditorias e consultorias também.
Além disso, a área está sempre em evolução e novas possibilidades de atuação surgem com bastante frequência. Por isso, é essencial conhecer quais são as profissões já existentes e estar familiarizado com as técnicas desse setor.
Confira mais detalhes sobre as profissões e possibilidades de atuação nessa área:
Bancário
O bancário é o profissional que trabalha em bancos. Ele exerce atividades como: pagamentos, atendimento ao cliente, aconselhamento financeiro, vendas de serviços e produtos etc. Além disso, o bancário pode realizar diversas funções e tarefas administrativas ou comerciais dentro da instituição financeira.
Para se dar bem nessa área é necessário ter familiaridade com números, habilidades comerciais e saber lidar com o público.
Analista de investimentos
Outra possibilidade de profissão dentro do mercado financeiro é a de analista de investimentos. Esse profissional orienta seus clientes (pessoas físicas e jurídicas) a fazerem investimentos que tragam bom retorno e sejam vantajosos.
Além disso, o analista mapeia oportunidades de investimento e estuda o mercado. Para se dar bem nessa área é preciso ter conhecimento financeiro sobre a modelagem dos mercados de investimentos e manter bom contato com clientes.
Economista
O economista pode atuar fazendo pesquisas e análise de indicadores macro e microeconômicos, sugestões em ativos, projeções e identificações de cenários econômicos.
Os bancos e empresas privadas precisam de informações que economistas reúnem para que os outros profissionais – os gestores, por exemplo – possam tomar decisões sobre as aplicações financeiras.
Para se dar bem na profissão de economista é necessário ter boa argumentação, familiaridade com números e ter domínio sobre análises do cenário político.
Consultor financeiro
A consultoria financeira é uma área que tem crescido e sido procurada para analisar e resolver problemas futuros e pontuais. O trabalho envolve fazer projeções, montar carteiras de investimento e ajudar pessoas a saírem do vermelho.
O consultor pode atuar:
- na gestão financeira;
- na gestão de ativos e de investimentos;
- gestão de risco;
- com planejamentos sucessórios;
- planejamento de aposentadorias.
Com isso em mente, você já está mais preparado para partir para a ação e progredir na carreira dentro do mercado financeiro. Escolha um curso de qualidade e que atenda todas as suas necessidades, como os oferecidos pelo Centro Universitário Avantis – Uniavan.
Conheça os cursos da UniAvan e se torne o profissional que sempre sonhou!