No último dia 5 de junho, aconteceu uma exposição de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
O evento foi promovido pelo projeto de extensão “Do Mato ao Prato” e contou com a presença de acadêmicos, professores e pela coordenadora do projeto, a professora mestre nutricionista Camila Tureck.
Sobre o projeto
O “Do mato ao Prato” tem como objetivo incentivar o consumo de PANCs como estratégia para a segurança alimentar e nutricional, visto que essas plantas são benéficas para a saúde e uma ótima opção para incrementar cardápios. Além disso, são providas de vantagens econômicas e ecológicas, por serem facilmente encontradas e cultivadas.
No projeto estão previstas atividades para serem realizadas com grupo de idosos da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú-SC, bem como atividades a serem executadas na Uniavan, voltada à comunidade.
A exposição foi mais uma etapa importante para despertar o interesse da comunidade sobre as possibilidades nutritivas, sustentáveis e acessíveis que as PANCs oferecem, fortalecendo o elo entre saúde, meio ambiente e alimentação.