Estão em exposição até o dia 25 de março, na Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, as obras do professor do curso de Psicologia e artista plástico Paulo Renato Duarte Maia. Intitulada “Inconsciente ecológico: Estado e Imagem (The Paradise is here)”, a exposição artística apresenta quadros criados por ele desde 2011 com a técnica de giz pastel seco sobre papel, em uma estética de imagens florais suspensas e voláteis.
As pinturas foram desenvolvidas em dois momentos distintos de trabalho de criação. Segundo o professor, as primeiras obras foram criadas a partir de inquietações diante de suas trocas e entregas com a vida humana. “O sentido mais específico foi criar um estado (provocação) do que reconheço como uma dimensão ecológica humana. Uma dimensão que foi perdida ao longo do nosso processo civilizatório e que, se por um lado, nos impulsiona a um imperativo evolutivo, por outro lado, nos distancia de uma natureza ou condição humana que é o reconhecimento da nossa existência como uma experiência contínua de trocas, de pluralidade e existências, de reconhecimento do direito de pluralidade de outras espécies no planeta”, explica.
O segundo momento de criação ocorreu após uma viagem, em 2015, para Espanha, Itália e Grécia, quando se deparou com intolerâncias com as crescentes imigrações para os países europeus. O resultado dessa nova inquietação foi refletido também nas telas. “Nesta série está a representação do vulnerável e de toda carga efêmera que carrega o humano na sua condição existencial”, conta.
A exposição é aberta ao público e está disponível para visitação das 8h às 19h. Para conhecer mais sobre o trabalho do professor e artista, acesse o site www.paulomaiabrazilianart.com.
Deixe um comentário