Os acadêmicos do curso de Direito tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre peticionamento eletrônico, um sistema essencial para a atuação profissional dos advogados. A capacitação foi ministrada por especialistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- SC), no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). A Avantis é uma das instituições de ensino pioneiras em oportunizar esse conhecimento aos alunos.
Durante a palestra, a coordenadora da Central de Inclusão Digital da OAB/SC, Manoela Maria Reis Ribeiro, explicou sobre todos os requisitos para a efetuação do peticionamento eletrônico, desde as configurações necessárias do computador, atendimento às resoluções dos tribunais de Santa Catarina e a transição dos processos para o meio eletrônico. “Estamos incluindo o aluno no meio jurídico digital. Ensinamos como manusear os sistemas, quais os requisitos necessários para poder peticionar, dentre eles o Certificado Digital, como ele funciona e qual a segurança o advogado tem para utilizá-lo”, destacou a coordenadora.
Ainda segundo a especialista, trazer essas capacitações para o ambiente acadêmico é de fundamental importância, pois abre um novo leque para o mercado de trabalho, inclusive para estagiários. “Hoje, qualquer escritório de advocacia precisa de um estagiário que, além do conhecimento jurídico, tenha o conhecimento técnico para alimentar o sistema. A Avantis foi a pioneira em ter interesse nessa palestra e na divulgação desse trabalho”, afirmou Manoela.
A capacitação, que já foi realizada na Faculdade no semestre passado, está sendo ministrada nas subseções da OAB em todo o estado. “Criamos multiplicadores para poder difundir a ideia, os cursos e capacitar os advogados, uma vez que a sistemática é um pouco complexa” finaliza Manoela.
Deixe um comentário