Um dos maiores dilemas dos empreendedores, hoje em dia, é tentar se diferenciar em meio a uma concorrência tão ferrenha. E aqueles que dão a sorte de serem vanguardistas e criarem um negócio totalmente inovador também enfrentam um desafio, talvez até maior: conseguir mostrar seu valor, sua importância e como podem resolver problemas (que muitas vezes o cliente nem sabe que tem).
Mas o mercado mudou. O comportamento das pessoas mudou. Por isso que apenas usar as velhas técnicas de marketing e publicidade não surte mais todo o efeito esperado. É preciso mais. É preciso tocar no coração, é preciso conquistar. É preciso gerar valor e mostrar que sua marca tem um propósito. É aí que vemos a importância do manifesto de marca.
Afinal, o que é o manifesto de marca?
Nada melhor que um exemplo pra explicar algo, não é mesmo? E um grande exemplo de manifesto de marca atualmente é a Skol. No verão de 2017/2018, a marca de cerveja surgiu com várias peças que tem como tema a diversidade, a tolerância, a quebra de preconceitos. Muito mais do que um slogan, eles começaram a adotar ideias e práticas para mostrar ao público que “quadrado é o preconceito”. Estamos em uma nova era, onde as pessoas devem ser mais tolerantes, felizes, sem maldade e acabando com velhos estereótipos e piadinhas. Este manifesto vem acompanhado não apenas de propagandas, mas de ações, como o patrocínio à parada LGBT e paraolimpíadas, além de outros eventos que promovem as minorias.
Manifesto de marca é pra sua empresa?
A resposta é até bem simples: Você realmente quer se diferenciar de todas as outras e faz o que faz porque realmente tem paixão por isso? Você quer mesmo entregar algo mais para o mundo ou apenas vender, ganhar dinheiro e pronto? Se você quer só ganhar o seu dinheiro, ok. Você pode terminar de ler aqui. Não precisa de manifesto de marca, nem nada do tipo. Mas, no mundo de hoje, talvez o seu negócio corra alguns riscos. Afinal, ninguém mais quer apenas um produto. As pessoas querem experiências, querem se sentir parte de um propósito maior. E é aí que entra o manifesto de marca.
A Apple fez isso há muitos anos, quando Steve Jobs foi contra tudo e todos e quis montar computadores pessoais cada vez mais personalizados, pensando no design e nas funcionalidades. Foi usando o seu manifesto de marca e nos convidando a “pensar diferente” que a Apple revolucionou o mundo com seus iPhones.
Pense diferente
Agora nós te convidamos a pensar diferente também. Sua marca tem um objetivo maior? Você quer mudar o mundo de alguma forma? Mesmo que seja começando pela sua comunidade, pelos seus colaboradores. Você tem um compromisso, uma missão, uma visão? Então mostre isso ao mundo. Faça o seu manifesto de marca e espalhe ele pelo mundo!
Sua empresa pode ajudar a mudar vidas, não apenas através dos seus produtos e serviços, mas também através de suas atitudes e pensamentos. E você, como gestor e cidadão do mundo, tem esta obrigação de usar sua marca para criar um mundo melhor!
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