Ter de escolher a profissão tão cedo é uma dificuldade compartilhada por muitos jovens recém saídos da adolescência. Afinal, além de decidir uma profissão, ainda é necessário lidar com a pressão dos pais, fato que não é nada fácil.
Muitos familiares desejam que os jovens sigam determinada carreira, porém, nem sempre é a mesma escolhida pelos estudantes. Se você passa pelo problema ou conhece alguém que passa, confira este artigo e saiba como enfrentar a situação!
Dicas para lidar com a pressão dos pais
Como dissemos, escolher a profissão logo após o término do ensino médio é uma tarefa desafiadora. Prova disso é que pessoas com 30, 40 anos, acabam chegando em um estágio profissional em que decidem mudar de carreira.
A família, por preocupação, em muitos casos, pode tentar ajudar nesse momento, porém o auxílio pode se transformar em pressão para que um determinado curso seja escolhido.
Selecionamos algumas dicas que podem ajudar no processo de lidar com a pressão dos pais:
Entenda o ponto de vista dos seus pais
Saiba que é essencial entender o porquê seus pais querem que você siga uma determinada área, portanto, entenda o ponto de vista deles e quais são os argumentos que defendem.
Muitas vezes, os principais motivos dessa pressão dos pais são as chances de crescimento no futuro, as possibilidades de remuneração e opções no mercado de trabalho. Com certeza, eles querem o melhor para você!
Pesquise sobre a profissão que você tem mais afinidade
Se você quer seguir uma profissão que é completamente contrária ao que seus pais desejam, pesquise muito e estude tudo o que é relacionado ao curso que você deseja seguir.
Dessa forma, você terá argumentos para conversar com eles e mostrar o porquê fez determinada escolha. Sem dúvidas, seus pais irão ficar mais seguros e vão enxergar um jovem mais maduro e pronto para começar a vida universitária.
Apresente a instituição de ensino
Caso já tenha decidido, vale ainda apresentar aos seus pais a instituição que escolheu. Apresente a grade curricular e os diferenciais de onde estudará para evidenciar que você estará bem preparado para ingressar no mercado e crescer na vida profissional.
Coloque os prós e os contras na balança
Após conversar com seus pais, entender o ponto de vista deles e pesquisar bastante sobre o curso que você desejaria seguir, elabore uma lista de prós e contras e faça uma reflexão.
Pense nos apontamentos levantados por seus familiares, considere a experiência de vida deles, mas também ponha em pauta seus gostos pessoais e o que realmente faria você feliz a longo prazo. Depois disso, você pode até mesmo compartilhar essa lista com eles e fazê-los entender que sua escolha também é uma boa opção.
Agora que você já conheceu algumas dicas para lidar com a pressão dos pais em época de vestibular, aproveite para conferir também como se preparar para o ensino superior!
Confira mais conteúdos no blog da UniAvan!