O ex-surfista e árbitro internacional de surf, Ícaro Cavalheiro, palestrou aos alunos da disciplina de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, do bacharelado em Educação Física. Durante o encontro, ele contou detalhes de sua trajetória pessoal e profissional, além de relatar o crescimento do esporte nas últimas décadas. Nascido e criado na Ilha das Cabras, em Balneário Camboriú, Ícaro é o único surfista catarinense a vencer em todas as categorias do circuito estadual.
Segundo o atleta, que atualmente mora e atua nos Estados Unidos, o surf está se popularizando e com cada vez mais adeptos. “É o segundo esporte com mais adeptos do litoral do Brasil”, destaca. Depois que começou a surfar na região, ainda na década de 80, ele sentiu a necessidade de buscar novos desafios. “Fui para cidades maiores buscar novas ondas, novos desafios e aprender com outros profissionais, onde pude me inspirar”, conta.
O árbitro também ressalta que sempre foi um estudioso do esporte e viu o surf passar por importantes modificações nos últimos anos. “Atualmente no surf é valorizado mais a qualidade das manobras e não a quantidade”. Sobre as lições que o esporte ensina para a vida, ele frisa. “O esporte te ensina muito a ter garra e aprender com as vitórias, mas também com as derrotas. O atleta mal-intencionado não consegue ter sucesso”.
Deixe um comentário