A teoria da inovação disruptiva foi criada em 1995, pelo professor de Harvard Clayton Christensen, e se refere ao processo em que um produto ou serviço é substituído por uma solução inovadora.
A principal característica dessa inovação é ser mais acessível, eficiente e vantajosa que a anterior, por isso, gera uma revolução no mercado e desestabiliza os concorrentes. Um exemplo é o caso da Netflix e serviços de streaming que minaram o negócio de locação de vídeo.
Mas como essa teoria interfere na educação e no mundo corporativo? Descubra no artigo!
Os pilares da inovação disruptiva
Antes de compreender qual papel da inovação disruptiva na educação e no universo empresarial, é importante saber reconhecer esse processo. Geralmente, há a presença de três características:
Melhoria
O novo produto deve oferecer melhorias significativas e óbvias ao consumidor para gerar essa inovação. Deve solucionar problemas reais dos consumidores, além de ser mais econômico, simples e sustentável, ou seja, uma inovação de impacto capaz de gerar transformação.
Acessibilidade
A inovação deve ser mais acessível, tanto em questão de ser adotada com facilidade pela sociedade, como também para permitir que mais pessoas tenham acesso ao produto ou serviço por questões de preço.
Novos modelos e processos
Dificilmente uma inovação será disruptiva se a empresa se comportar da mesma maneira que o concorrente líder. É necessário apresentar um modelo de negócio totalmente diferente, com novos processos internos, diferente do que é encontrado na grande maioria do mundo corporativo.
Como a inovação impacta a educação e o mundo corporativo?
A inovação disruptiva promove mudanças que nunca vimos antes e de forma mais acessível. Ou seja, pessoas que antes não tinham acesso a um produto ou serviço, agora têm a possibilidade de utilizá-lo ou adquiri-lo.
Na educação, podemos observar esse processo na criação do ensino a distância, que transformou a forma como vemos o ensino atualmente.
Agora, a tendência é que a tecnologia seja uma aliada cada vez mais presente nos processos educacionais. Outras mudanças inovadoras são as jornadas de aprendizado focadas nas preferências dos alunos, na interatividade, flexibilidade e colaboração.
Já no mundo empresarial, a inovação se tornou o grande objetivo para as empresas. Afinal, é preciso estar em constante transformação e aperfeiçoamento para atender às demandas do mercado e aproveitar oportunidades de negócio!
Para os consumidores, também é um processo bastante vantajoso, já que promove o acesso a produtos melhores, mais simples, acessíveis e que colaboram com a qualidade de vida.
Já deu para perceber que a inovação é fundamental na nossa sociedade? Por isso, se você está buscando uma profissão com boas oportunidades de trabalho, vale ficar atento aos cargos de inovação e tecnologia.
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