A realidade vivida dentro de uma Penitenciária é algo que ainda desperta a curiosidade de muitas pessoas. Quem pôde conhecer um pouco dessa rotina foram os acadêmicos das disciplinas de Direito Penal e Processo Penal, que fizeram uma visita técnica ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, supervisionados pelo professor Felipe André Dani.
O professor Felipe explica que a ideia da visita surgiu como uma forma de aliar teoria e prática do que é ensinado em sala de aula e os alunos aceitaram o convite. “A visita iniciou pela parte administrativa do Complexo, passando pelo parlatório, onde os advogados entrevistam os presos. Após isso, os alunos visitaram as oficinas onde os presos exercem atividades de trabalho e estudo. Eles ainda foram convidados a adentrar em uma cela e, por fim, saíram pela entrada de visita, tendo o conhecimento de toda a rotina da penitenciária” relata o professor.
A estudante do 7º período de Direito, Valéria Carrasco Palácio, foi uma das participantes da visita e ressalta que a organização da penitenciária e a quantidade de funcionários foram alguns dos fatores que mais chamaram a atenção dela. “A experiência foi muito importante para entendermos os procedimentos realizados depois que a pessoa é presa, conseguimos ver como é a realidade dentro do presídio”, comenta a Valéria.
Valéria também destaca que, por ser uma Penitenciária modelo, há uma chance maior de reabilitação do preso durante o período em que cumpre a pena. “Mesmo com o cerceamento da liberdade, eles convivem em condições mais civilizadas em comparação a outros presídios”, completa.
Deixe um comentário