Os acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis participaram de uma palestra, na quinta-feira, dia 18, sobre o eSocial, com o economista Ricardo Knychala Segger, que tem mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos. O especialista falou sobre a chamada folha de pagamento digital em um evento promovido pelo Núcleo dos Consultores Empresariais (Nucem), da Acibalc, no auditório.
O eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado em 2007 pelo Governo Federal. “O eSocial é um ambiente virtual desenvolvido pela Receita Federal, com o objetivo de centralizar todas as informações relacionadas à contratação de mão de obra formal ou informal no Brasil”, explica Ricardo. Segundo ele, o Governo está desenvolvendo a plataforma, e a expectativa é que, até o final do ano, o sistema seja disponibilizado para as empresas remeterem alguns arquivos para serem testados no ambiente.
O especialista ressalta que o método de unificar essas informações irá beneficiar tanto o empregador quanto o funcionário. “Para o empregado deve contribuir na garantia do cumprimento dos direitos trabalhistas. Para as empresas também haverá uma grande utilidade, uma vez que a legislação trabalhista é um pouco obsoleta e muito antiga. O eSocial pode melhorar a padronização das regras e fazer com que diminuam as divergências na interpretação das leis”, opina.
Para a coordenadora do Nucem, Magda Bez, é de fundamental importância que as pessoas estejam bem informadas sobre esse que é o último pilar do Sped e vai afetar não apenas a rotina das empresas, mas de todos os trabalhadores. “Muito importante acompanharmos essas mudanças. O eSocial fará a integração total das informações fiscais e sociais entre os órgãos do Governo. Além de coibir fraudes e melhorar o controle desses dados, vai facilitar também a vida dos contribuintes com relação às suas informações cadastrais” afirma.
Magda também frisa que a partir do momento em que o eSocial for implantado efetivamente em todas as empresas, a ação pode gerar um impacto considerável na maneira como os profissionais gerenciam os processos na área, por isso é necessário essas capacitações aos especialistas e estudantes da área.
Deixe um comentário