Os alunos do 1º ano do ensino médio da Avantis realizaram uma atividade de campo na aula de Física usando foguetes movidos a ar comprimido. Cada equipe, composta por quatro alunos, desenvolveu o protótipo do foguete utilizando materiais recicláveis como garrafa pet e papelão. O objetivo foi interagir com o fenômeno físico de queda livre.
O professor Roberto Mathias Susin, que ministra as aulas de Física, explicou aos estudantes a teoria do movimento de queda livre e suas equações. A atividade fez os participantes visualizarem na prática como as funções do movimento se comportam. “Cada equipe lançou seu foguete numa base previamente projetada, medindo o tempo de lançamento e calculando a altura máxima atingida pelo protótipo. A discussão foi além da queda de corpos, explorando a resistência do ar, velocidade do vento, pressão, dentre outros assuntos do conhecimento físico”, ressalta o professor.
Susin também destaca que nas aulas de Física da Avantis, o aluno interage com o conhecimento de forma prática e teórica, seja através de experimentos realizados na forma de protótipos ou no moderno laboratório de Física do colégio.
Deixe um comentário