Uma equipe de colaboradores da Avantis participou de uma capacitação ministrada por profissionais do Centro de Apoio Profissional, Acompanhamento e Inclusão no Mercado de Trabalho (Capacit), da Apae de Itajaí. O treinamento tem como objetivo promover a cidadania de pessoas com deficiência por meio da inclusão no ambiente profissional. Divididos em grupos, eles realizaram uma dinâmica para entender um pouco das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência auditiva, intelectual, visual e física.
As atividades foram coordenadas pela psicóloga e coordenadora do Capacit, Carlize Dias Batista, com auxílio da pedagoga Thays Bruna da Silva e dos alunos da Apae, Sérgio Roberto Rodolfo e Rovane Machado dos Santos. Cada membro do grupo conviveu com um pouco da realidade de alguma deficiência por meio de muletas, cadeira de rodas, talas de imobilização de pernas e braços ou vendas nos olhos.
Segundo Carlize, a dinâmica tem a intenção de sensibilizar as pessoas, fazendo que elas se coloquem no lugar da pessoa com deficiência, para entender as dificuldades, mas também promover uma reflexão sobre inclusão e acessibilidade. “Esperamos sensibilizar a equipe para a causa, mostrando que a pessoa com deficiência pode ocupar uma vaga no mercado de trabalho, basta fazer as adaptações necessárias”, destacou a coordenadora.
Ao final do encontro, o diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Alexandre Werner, ressaltou que a atividade serviu para ilustrar que as particularidades da pessoa com deficiência não necessariamente representam limitações no seu desenvolvimento profissional. “Observando as especificidades de cada um, todos podem ser incluídos no grupo, porque as pessoas são cheias de potencialidades. Com algumas adaptações eles podem fazer a diferença e produzir como qualquer outro colaborador”, comentou Alexandre.
Deixe um comentário