Direito, Psicologia e Democracia é o tema de um encontro promovido pelo curso de Direito na próxima sexta-feira, dia 27, às 19h, no auditório. O evento será composto por duas palestras: “O futuro da democracia no Brasil”, ministrada pelo cientista político e doutor em história, Mauro Gagliett, além de uma conversa com a temática “Democracia… ame-a, ou deixe-a”, com o professor e historiador Miguel Tadeu Vincentim.
O encontro está sendo organizado e mediado pelo advogado e professor da Avantis, Paulo Ferrareze Filho. Segundo ele, essas discussões são importantes porque, no atual momento, o Brasil está passando por retrocessos qualitativos e quantitativos de democracia. “Penso que a necessidade de falar sobre democracia, investigar suas intenções, virtudes e fraquezas é uma obrigação cidadã. Não se pode falar em cidadania se ninguém estiver disposto a exercê-la, ocupando-se de pensar e de agir no espaço público”, destaca Paulo.
Ainda de acordo com o professor, é necessário falar sobre o atual estágio da democracia. “Uma das tarefas primordiais é melhorar o tato das cegueiras do extremismo, tanto da esquerda quanto da direita”, opina.
As discussões contarão com a participação de acadêmicos de Direito e também de Psicologia. “O convite aos alunos de Psicologia é porque minha opinião é a de que o Direito não consegue tratar sozinho nossas doenças individuais e sociais. Precisamos no Direito de gente que entenda sobre as doenças psíquicas das massas”, justifica Paulo.