A Avantis sediou nesta semana uma roda de conversa entre psicólogos, estudantes de Psicologia e autoridades na área da saúde da região, promovida através da Política de Participação e Colaboração do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – 12ª Região. O encontro teve como foco discutir a atuação do psicólogo na saúde pública, enfatizando a vivência dos profissionais que atuam nos serviços da região.
A professora e psicóloga Eliz Marine Wiggers, que é articuladora da Política de Participação em Balneário Camboriú, explica que os encontros, realizados periodicamente, fazem parte de uma estratégia do Conselho de Psicologia para estar mais perto da realidade profissional dos psicólogos. Os integrantes de cada região têm a liberdade de definir os temas que serão abordados.
Em encontros anteriores, o grupo discutiu a questão de taxas de suicídios em Balneário Camboriú. “Na saúde pública de Balneário Camboriú, o psicólogo só passa a atuar em casos onde o problema está em fase avançada, pela perspectiva da doença. Ele deve trabalhar também em estratégias de prevenção e promoção da saúde, na Atenção Básica” destaca Eliz.
Num próximo encontro, os participantes irão discutir o papel do profissional na Atenção Básica de Saúde e a possível implantação de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Balneário Camboriú. Vale salientar que os assuntos das reuniões contemplam a realidade também de Camboriú.
Deixe um comentário