Colocar as ideias em prática e abraçar o empreendedorismo jovem é o desejo de muitas pessoas de 18 a 30 anos. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), dois em cada três jovens brasileiros pensam em montar seu próprio negócio.
Você também tem vontade de se tornar um empreendedor? Então é interessante começar a reunir o máximo de informações sobre o tema, como as possibilidades para ingressar nesse nicho de mercado. Por isso, não deixe de ler o artigo!
Empreendedorismo jovem — Dicas para ter sucesso
Empreender é uma importante decisão profissional que deve ser tomada com cautela. Não basta ter uma grande ideia, você precisa saber como colocá-la em prática. Por isso, a chave para o sucesso é o estudo e a qualificação.
O ideal é se especializar na área que tem interesse em atuar, mas também reunir conhecimentos em temas como gestão, finanças, marketing e liderança. Dominar essas habilidades te ajudarão a ser um empreendedor de sucesso!
Os próximos passos para alcançar seu objetivo de atuar com empreendedorismo jovem é o planejamento, a criação de um plano de negócio e o estudo de mercado. Nessas etapas, o SEBRAE pode te ajudar, tanto para conseguir informações on-line de como abrir uma empresa, quanto com aconselhamentos presenciais.
Além disso, ter persistência e dedicação também são indispensáveis nesse momento. Sempre tenha em mente que é normal enfrentar algumas adversidades no começo e que leva certo tempo até seu negócio se consolidar.
Outra grande dica é desenvolver sua habilidades interpessoais e socioemocionais. Ao montar seu próprio negócio, você precisará lidar com fornecedores, consumidores e investidores. Por isso, saber se comunicar e agir com inteligência emocional potencializa suas chances de ser bem-sucedido.
Oportunidades de negócio em expansão
Ainda não teve a sua grande ideia? Para facilitar, separamos alguns setores que estão em expansão e, por isso, oferecem ótimas oportunidades de negócio para o empreendedorismo jovem:
- beleza e estética;
- cosmetologia;
- marketing digital;
- serviços ligados aos animais de estimação;
- serviços de mão-de-obra, como limpeza, pintura, construção, entre outros;
- alimentação.
Para aumentar suas possibilidades, você ainda pode conferir dicas de como empreender na internet e de como abrir um negócio na crise.
Independentemente do nicho em que você irá empreender, uma grande sacada é focar em oferecer soluções para os consumidores. Portanto, reflita sobre como sua futura empresa poderá ajudar e facilitar a vida de seus clientes!
Gostou de aprender mais sobre o empreendedorismo jovem? Aproveite para ler outros artigos como este no blog da UniAvan.