Com o auditório lotado, professores e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Avantis deram início, nesta segunda-feira, 04, a mais uma edição do Ateliê Vertical. Realizada semestralmente, a atividade de nivelamento integra todos os 10 períodos da graduação. Neste ano, os futuros arquitetos terão cinco dias para o desenvolvimento de um novo totem do Rotary Club e de uma revitalização da área pública em que ele está localizado, na Avenida do Estado, próximo à divisa com Itajaí.
Durante uma semana, os alunos, divididos em vários grupos, precisam investir em criatividade, pesquisa, conhecimento técnico e força de vontade para a construção de um projeto externo relâmpago da faculdade. Intitulado “A readequação urbana do nó viário e marco rotário do Rotary Club Internacional em Balneário Camboriú/SC”, o projeto terá seu fechamento no sábado, 09, das 8h às 12h, com as apresentações finais dos alunos. Os cinco melhores trabalhos serão premiados.
Durante a abertura da semana de atividades, a coordenadora do curso, Tatiani Pires Passos, destacou que o totem é um símbolo de boas-vindas à cidade, localizado no primeiro acesso ao centro de Balneário, onde também é a parada inicial e final de algumas linhas do transporte público municipal, por isso toda a área ao redor deve ser incluída no planejamento.
“Além de propor uma reestruturação ao símbolo do Rotary, é preciso pensar na arquitetura e no urbanismo do local, desde as praças e canteiros, até a parada dos ônibus. É uma área que envolve muita movimentação de pessoas e veículos”, explicou. O desenvolvimento do projeto engloba duas etapas: Urbano, com esquemas de zoneamento e fluxos; implantação geral com paisagismo; perfil de via; especificação de materiais e vegetação; e Marco Rotário – Totem, com planta; cortes; vistas; e especificações de materiais.
A noite de abertura contou com a presença de membros do Rotary de Balneário Camboriú, entre eles Rosane Maria Preto, imagem pública da instituição, Ines Rotili Zanella, vice-presidente, Valci Cureau, comissão do marco, e Glória Regina Klein, também da comissão. A diretora da Faculdade Avantis, Isabel Ragina Depiné, participou do encontro inicial do Ateliê Vertical e destacou a importância de levar a teoria para fora da sala de aula. “Este projeto é uma oportunidade única para unirmos a teoria do dia a dia, aplicada dentro das disciplinas, com a prática.”
Deixe um comentário