Com o objetivo de não interromper integralmente o acompanhamento de pacientes da Clínica de Fisioterapia, professores e alunos envolvidos no projeto FisioCor do Centro Universitário Avantis – UniAvan, estão realizando o telemonitoramento. De acordo com a fisioterapeuta e professora auxiliar Amanda Steffen Roncada, essa medida está incentivando os pacientes a continuarem os exercícios aprendidos, além de prestar apoio e esclarecimento sobre o enfrentamento a COVID-19.
O telemonitoramento foi autorizado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO visando levar acompanhamento à pacientes previamente atendidos presencialmente, ou seja, que já haviam iniciado o tratamento. Além claro, de assegurar o bem-estar dos pacientes e profissionais.
De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Sabrina Weiss Sties, mais de 50 ligações já foram realizadas, tendo como prioridade, inicialmente, o telemonitoramento dos pacientes do grupo de risco. Além dos telefonemas, foi disponibilizada uma cartilha com orientações sobre a pandemia e exercícios respiratórios/relaxamento para realizarem em casa.
Para ajudar os pacientes durante o processo de monitoramento à distância, a equipe da clínica os instruiu a utilizar a ferramenta “diário de exercícios”. A ideia, retirada do arquivo Rede Temática ProFouND (Prevention of Falls Network for Dissemination), tem o objetivo de ajudar a controlar os dias de exercícios e também anotar possíveis dúvidas para esclarecer com o profissional.
Valdira Manari Dias, familiar do paciente Tertuliano gostou muito da iniciativa. “Muito bom sermos lembrados com carinho, isso nos ajudou a ter mais disciplina e continuar fazendo os exercícios que aprendemos na clínica”. Maria da Glória, também paciente, agradeceu o contato e afirma que está ansiosa para voltar aos atendimentos.
Segundo Amanda, os telemonitoramentos serão realizados semanalmente até o retorno das atividades da clínica.