Em menos de uma semana, os acadêmicos e estagiários do Escritório Modelo Ciclo de Arquitetura e Urbanismo modificaram o sistema da captação de água de dois banheiros da Faculdade Avantis e transformaram a mesma estrutura, na parte externa, sem poucos atrativos, em uma horta comunitária.
A partir de dois projetos desenvolvidos pelo professor do curso, Carlos Vinicius Nogueira Bortolato, os futuros arquitetos adequaram calhas, caixas, tubulação e parte hidráulica para tornar a captação de banheiros mais sustentável, reaproveitando a água da chuva. Com a nova estrutura, será possível reutilizar aproximadamente 2,5 mil litros de água.
Os alunos também fizeram uma horta na parede externa em que estão localizados os banheiros, construída toda com garrafas pets. Temperos como salsa, cebolinha, hortelã e manjericão foram plantados para que possam ser utilizados coletivamente na Faculdade. O espaço será mantido, a princípio, pelos próprios estagiários do Ciclo de Arquitetura.
“A preocupação com o meio ambiente está por trás de tudo que desenvolvemos por meio do Escritório Modelo do curso. Tanto a captação de água da chuva quanto a horta atuam em prol da sustentabilidade”, explica a acadêmica Marina Freitag, uma das responsáveis pela execução dos dois projetos, junto com os alunos Luísa Figueiredo, Paola Witti, Pedro Rigatti e Perla Vidal.
A parte de desenho técnico ficou sob responsabilidade dos estudantes Ketlyn Cristina Pereira e Julio Gregori Mota. Já a montagem estrutural para receber a horta foi feita pelo acadêmico Julian Urban. Todas as etapas receberam também o auxílio do colaborador da Avantis, Ednilson Antonio Ribeiro.
{gallery}Horta{/gallery}
Deixe um comentário