Uma atividade na disciplina de Administração de Micro e Pequenas Empresas fez os acadêmicos do primeiro período do curso de Administração saírem da zona de conforto, planejarem um produto ou serviço inovador e desenvolverem protótipos das ideias. Os projetos, orientados pelo professor Ronaldo Telles, foram apresentados na última semana e os três grupos com as melhores iniciativas receberam prêmios de 500, 300 e 200 reais.
Divididos em grupos, os estudantes utilizaram o modelo de negócios Canvas, do Sebrae, para conceber os projetos, que deveriam levar em conta, inclusive, o custo para implantação efetiva da ação. “Desde o início da graduação, os futuros administradores devem ter uma visão diferenciada e criativa dos negócios. O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais preparados, que sejam proativos”, explica Ronaldo. “Além disso, os produtos e serviços desenvolvidos devem ter a possibilidade de atingir uma expectativa de mercado. A ideia é que eles possam ampliar esse projetos”, completa o professor.
Ao todo, foram desenvolvidos sete projetos: Um carrinho com adaptações para crianças com necessidades especiais, um aplicativo para pedidos de gás (Rescaroli), um cortador de pizza com espátula, um aplicativo para rastreamento e localização de ônibus e suas rotas na região (Meu Ponto), fabricação de pizzas personalizadas em versões sem glúten, sem lactose e fitness (Custom Pizza), uma versão de caixa correio eletrônica para condomínios (Innovator Mail) e uma tecnologia de extensão de tomada que pode ser embutida na parede (Estomatz).
Para a coordenadora do curso de Administração, Gabriella Depiné Poffo, a iniciativa é uma forma de aproximar o acadêmico e refletir o atual momento do mercado de trabalho. “Os estudantes estão, cada vez mais, antenados na importância de aproveitar as tecnologias a favor da criação de novos modelos de negócios, produtos e serviços. Todas as ideias apresentadas têm grande potencial de mercado e, ao longo do curso, eles vão amadurecendo essas práticas aliadas a teoria. Com isso, estamos formando profissionais com um grande diferencial de competitividade”, destaca Gabriella.
Projetos premiados
Os protótipos apresentados foram avaliados por uma comissão formada por professores do curso de Administração, direção e representantes da equipe pedagógica da Faculdade. Confira abaixo os vencedores:
1° lugar: Aplicativo Meu Ponto
Desenvolvedores: Jéssica Caroline Fagundes Vignoli, Mario Pupulin, Natasha Flores da Silva, Talita Cordeiro, e Victor Felix.
2º Lugar: Custom Pizza
Desenvolvedoras: Daiane Peren, Fabien Meira, Lais Legarrea, Vanessa Dalprá.
3º lugar: Innovator Mail
Desenvolvedores: Andreza Gusatto, Cassiano Oliveira, Nonnenmacher, Jonas Lima da Luz e Luan Correa.
{gallery}Produtos aula ADM{/gallery}
Deixe um comentário